Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Março tem aumento nos índices do SCPC da Aicita

Notícias 06 de abril de 2018

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito de março, divulgado hoje (06/04/18) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), mostra aumento nos três índices, tanto em comparação com o mês anterior quanto se comparado ao mesmo período do último ano.

A constatação é de melhora no cenário econômico com o crescimento e consultas e exclusões do banco de dados do SCPC e aumento de garantia de pagamento com mais registros na lista dos devedores. E os resultados poderiam ter sido maiores, já que, neste ano, março teve um dia útil a menos por conta do feriado da Sexta-Feira Santa. 

Cancelamentos 

Em março, foram realizados 158 cancelamentos, contra 146 no mesmo período de 2017, dando crescimento de 8,22%. A situação fica ainda melhor se comparado o dado atual com os 121 nomes retirados da lista de devedores em fevereiro, resultando aumento de 30,5% daqueles que quitaram suas dívidas e saíram da lista negativa do SCPC. 

Registro

Os registros obtiveram um aumento de 28,6%, já que passaram dos 370 em fevereiro para os 476 em março. Segundo a Boa Vista, administradora nacional do SCPC, com a perspectiva de crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo-se a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2018.

Consultas           

Já as consultas tiveram aumentos parecidos nas comparações de fevereiro e março de 2017. O último mês contabilizou 5.212 consultas realizadas por empresas em Itatiba. O total é 12,8% superior ao número de consultas do segundo mês do ano, quando foram realizadas 4.619; e 11,5% maior que as feitas no mesmo período do ano passado (4.671). 

Poder de compra 

De março de 2017 a março de 2018, a confiança do consumidor da classe C aumentou cinco pontos, passando de 71 para 76 pontos, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em pesquisa do Instituto Ipsos. “Em 12 meses, a reversão do processo inflacionário ampliou o poder de compra da classe C, que tem o maior potencial de consumo. A queda dos preços permitiu também uma forte redução dos juros, resultando em maior disponibilidade de crédito e ampliação dos prazos de pagamento”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Há cerca de um ano, a Selic e a inflação atingiram 12,25% e 4,8%, respectivamente. Atualmente as taxas estão em 6,5% e 2,8%. “Assim, a classe C volta a comprar itens cortados durante a crise ? conforme mostram as pesquisas ? e também artigos mais caros, já que as parcelas agora cabem no bolso”, diz Burti, acrescentando que a classe C é a menos pessimista. A classe AB é a mais pessimista, “descrente com o futuro, possivelmente em função de incertezas e expectativas quanto às eleições de 2018”.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

Consultas

5.434

4.619

5.212

Registros

295

370

476

Cancelamentos

177

121

158

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE