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Março tem melhores índices de consultas e exclusões do SCPC da Aicita

Notícias 18 de abril de 2022

O mês de março teve o melhor resultado dos últimos meses nos índices de consulta para compras a prazo no crediário e de quitação de dívidas. Isso é o que mostra o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), divulgado hoje (14/04/22).

Os bons números vieram no mesmo mês em que foi anunciada a flexibilização do uso de máscara em ambientes externos no Estado de São Paulo, incentivando ainda mais a campanha permanente da Aicita intitulada Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui, em prol do fortalecimento da economia local.

 

Cálculos

            As consultas passaram das 3.676 em fevereiro para 4.065 em março, resultando em um aumento de 10,5%. Além disso, é o melhor resultado do índice nos últimos cinco meses.

            O aumento de cancelamentos de um mês para outro foi de 8% - dos 215 para 234. Em comparação com o mesmo período no ano passado (177 em março de 2021), o aumento sobe para 32,2%. Além de ser o maior resultado do ano dos que pagaram as dívidas e retirarão o nome da lista de devedores do SCPC, também é o melhor resultado dos últimos 17 meses.

            Por fim, o índice de inclusão, referente aos que deixaram de pagar e tiveram o nome registrado na listagem do SCPC, teve pequeno aumento, de 2,9%. Passaram dos 343 em fevereiro para os 353 em março.

 

Renda comprometida

            A empresa de inteligência analítica Boa Vista, administradora do SCPC, realizou Pesquisa Perfil do Consumidor que mostra que caiu em 5% o total de daqueles que têm 50% da renda comprometida com dívidas. Divulgado recentemente, o estudo referente ao segundo semestre de 2021 constatou diminuição entre os consumidores com dificuldades em pagar as contas em dia – dos 57% para 52% de um semestre a outro.

"Porém, os números do mercado de trabalho ainda estão longe do ideal; a taxa de desemprego diminuiu, mas a renda real está em queda", observou Flavio Calife, economista da Boa Vista. Já em relação às expectativas para 2022, 89% dos consumidores disseram esperar melhora com relação às finanças pessoais.

Ainda 72% dos consumidores apontaram, na comparação com 2020, que o poder de compra diminuiu. Entre as despesas que mais pesaram no bolso foram: alimentação (mercado), combustível, gás, luz e água, nessa ordem.

Texto: Tatiana Petti/Aicita - Imagem: Divulgação/Aicita

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

Consultas

3.742

3.676

 4.065

Registros

358

343

353

Cancelamentos

221

215

234

 

 

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