FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Mercado de trabalho afeta resultado do Índice de Confiança do Consumidor no 4º trimestre de 2018

Notícias 03 de outubro de 2018

O Índice de Confiança do Consumidor caiu 4 pontos em relação ao 3º trimestre de 2018, passando de 129 para 125. Segundo o economista da Associação Comercial / Esamc Jr., Rafael Muscari, a inconsistência do mercado de trabalho foi um dos grandes fatores para a queda.

De acordo com o levantamento da Associação Comercial de Sorocaba, no âmbito de perspectivas futuras para a região, o 4º trimestre de 2018, deve ter um cenário conturbado, onde 40% estão confiantes que a economia da região de Sorocaba nos próximos 6 meses estará mais forte, enquanto 55% acreditam que estará mais ou menos igual. 5% tem a opinião que a economia não irá melhorar.

Emprego

Em relação à confiança no emprego, 51% dos entrevistados estão otimistas com seu emprego, contra 49% que se dizem ainda preocupados com a instabilidade.

Segundo o economista, quando o assunto é confiança no mercado de trabalho, a instabilidade afeta a segurança no que se refere ao emprego atual. “Do total dos entrevistados 64% disseram conhecer alguém que perdeu emprego nos últimos meses e 21% pensam que a chance de perder o emprego nos próximos 6 meses é alta”.

Para o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, o desemprego afetou o 3º trimestre desestabilizando a economia, em paralelo com a crise política. “Acreditamos que o mês de outubro pode ser um grande motivador para a retomada econômica. Todavia, também pode se agravar, dependendo do resultado político, e afetar de forma intensa a economia do País”, acredita.

Finanças

No quesito, finanças pessoais, o número de sorocabanos que consideram sua vida financeira acima da média é de 40%, enquanto 25% afirmam que vivem numa situação mediana e 35% se consideram em situações não satisfatórias, influenciadas pelo desemprego, instabilidade política e inflação.

Ainda neste tema, mas analisando o futuro (previsão 6 meses), 25% dos entrevistados esperam que a vida financeira irá melhorar, 55% dizem acreditar que ficará similar e 20% acreditam numa piora na vida financeira pessoal.

Consumo

Tratando-se de bens duráveis (como por exemplo: geladeira, TV, fogão, entre outros), a população que se sente mais disposta a realizar esse tipo de investimento apresentou retração. 40% dizem estar mais dispostos a realizar investimentos, enquanto 60% dizem o contrário.

Em relação a bens de maior valor, como carro, casa, moto, entre outros, 35% disseram que estão mais à vontade para fazer a aquisição, enquanto 65% estão inseguros para investimentos deste porte.

Investimentos

Seguindo a linha de investimentos, tratando-se da capacidade de investir no futuro e economizar, 30% dizem estar mais confiantes, enquanto 70% responderam o contrário.

Sobre o ICC

O Índice de Confiança do Consumidor é aplicado para mensurar a expectativa da população sorocabana em relação à economia, com grau de confiança de 90% e amostra dirigida de 130 entrevistados de todas as regiões da cidade. Os balizadores são: emprego, situação econômica da região onde mora, situação financeira pessoal, capacidade de compra de bens necessários, duráveis, supérfluos e potencial de investimentos.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

Informações para a imprensa:
Larissa Costa – Assessora de Imprensa
(15) 3331-1003 / (15) 99814-5665 (WhatsApp)
comunica@acso.com.br 

Facebook: /acsorocaba
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram: @acsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @ComunicaAcso

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign