Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mês de abril gera discussão para lojistas de Marília

Notícias 16 de novembro de 2016

Dos 12 meses do ano que vem, o mês de Abril é o período que vai gerar maior discussão entre os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, na próxima assembleia geral extraordinária, que acontecerá dia 17, quinta-feira, as 9 horas na sede da entidade, quando será definido o calendário de abertura especial das lojas marilienses para o ano de 2017. “O mês de dezembro é sempre discutido a parte”, comentou o presidente da associação comercial local, Libânio Victor Nunes de Oliveira, admitindo ser o mês de abril o que vai gerar mais discussões em razão dos quatro feriados existentes, sendo dois deles na sexta-feira, outro na terça e um no domingo. “Em dezembro vamos discutir a abertura aos domingos, sendo o Natal numa segunda-feira”, lembrou.

No mês de abril existem três feriados nacionais e um municipal: Sexta-feira da Paixão, que será no dia 14, sexta-feira; Páscoa, no domingo, dia 16; e Tiradentes, dia 21 de abril, outra sexta-feira. “Dia 4 de abril, é uma terça-feira, e feriado apenas em Marília, por ser o aniversário da cidade, quando as lojas estarão fechadas”, lembrou o dirigente mariliense ao prever um bom número de participantes em razão das “eternas” discussões que acontecem sobre o funcionamento das lojas aos sábados, feriados e nos domingos de dezembro, principalmente por parte dos grandes magazines. “O comentário é grande, porém, na hora de discutir aparecem poucos comerciantes com propostas viáveis e uma vez decidido temos que cumprir o que foi votado e aprovado pela maioria presente”, ressaltou ao deixar claro que é respeitado o desejo da maioria. “A Acim cumpre o que é decidido. Nada é imposto e tudo é orientado”, enfatizou ao programar a transmissão da assembleia “ao vivo”, pela internet como forma de transparência das discussões, porém, os votos serão válidos dos que estiverem na assembleia. “Apenas para mostrar como discutimos item por item”, frisou.

O mês de novembro é o segundo mês do ano (exceto dezembro) que tem o maior número de feriados: Finados, dia 02, numa quinta-feira e 15 de novembro, uma quarta-feira. “Esses dois feriados podem servir de “ponte” para um feriado prolongado”, lembrou o presidente da associação comercial ao separar o mês de dezembro dos demais. “Não podemos esquecer os meses com datas comemorativas importantes para o comércio, quando as lojas passam a abrir a noite, por causa do movimento”, frisou ao lembrar o Dia das Mães (em maio); Dia dos Pais (em agosto); Dia das Crianças (em outubro) e Dia dos Namorados (em junho), as datas de grande apelo comercial. “Feriado de 9 de julho será no domingo, o que simplifica mais”, ressaltou Libânio Victor Nunes de Oliveira.

O mês de Dezembro promete ampla discussão. Dia 8, dia de Imaculada Conceição, Feriado Municipal, será numa sexta-feira, com as lojas abertas de forma facultativa, enquanto que o Natal, numa segunda-feira, o mesmo acontecendo com a passagem do ano. A partir do dia 6 as lojas devem abrir no período da noite. “A questão é a abertura aos domingos e aos sábados, durante todo o mês ou parte dele”, questionou o dirigente mariliense ao lembrar que a assembleia é soberana e deve ter as presenças dos proprietários das lojas associadas. “Os proprietários que não puderem participar, podem ser representados, através de procuração pública ou contratual”, lembrou o presidente da Acim.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE