Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Missão da Associação Comercial de SP levará empresários à maior feira de alimentos e bebidas, em NY

Notícias 13 de maio de 2016

São Paulo, 13 de maio de 2016. Empresários do ramo alimentício estiveram nesta quinta-feira (12/5) na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para discutir as principais tendências e rumos do setor. Durante o encontro, que reuniu especialistas da área, a ACSP apresentou a missão empresarial que está organizando para a Summer Fancy Food, maior feira do segmento em toda a América do Norte, que será realizada entre 26 e 28 de junho em Nova York.

“Não há preço que pague a experiência de ir ao exterior, de conhecer novos ambientes. Às vezes, você não tempo no seu dia a dia para parar e pensar em inovações. Mas, na feira, você conhece as principais novidades relacionadas ao ramo, muitas delas simples e fáceis de serem adotadas nos nossos próprios negócios”, afirmou o vice-presidente da ACSP, Nelson Kheirallah.

Renato Sabaine, especialista comercial do governo norte-americano, que é parceiro da ACSP na organização da missão empresarial, realçou os números que a Summer Fancy Food terá na edição deste ano. Serão 2.500 expositores de mais de 55 países, apresentando mais de 180 mil produtos de alimentos processados e bebidas por mais de 361.000 m².

“Os restaurantes e supermercados dos Estados Unidos não vendem comida. Eles vendem tendência. E é isso que essa missão possibilitará aos empresários brasileiros”, afirmou Sabaine.

Tendências

Para Simone Galante, CEO da Galunion Consultoria e Gestão, o Brasil tem muito o que aprender com o mercado norte-americano de alimentos processados e bebidas, que movimenta 1 trilhão de dólares por ano só nos EUA. Essa força também está presente na fatia que ele detém globalmente, respondendo por cerca de 30% do mercado internacional. Embora a Ásia tenha participação idêntica, Simone observa que, por questões culturais, os EUA têm mais influência sobre o mercado brasileiro, já que os hábitos de alimentação nacionais são mais similares aos americanos do que aos asiáticos.  

Contudo, há discrepâncias entre os dois países. Uma das diferenças apontadas é a presença das redes alimentícias. Aqui, elas representam 19% do mercado. Nos EUA, são 62%.

Curiosamente, segundo dados da Galunion, o cenário nos shoppings é inverso, ou seja, os restaurantes independentes têm mais dificuldade para se estabelecer nesses locais.  Para Simone, isso indica um caminho a ser explorado no Brasil.

Outra possível tendência é a comida étnica, que ainda não chegou ao Brasil com força, segundo a palestrante. Culinárias menos conhecidas - como a vietnamita, a etíope ou de países da América Latina - ainda têm muito espaço para crescer.  

Sobre os consumidores, a CEO da consultoria apontou a força da geração millenium (pessoas com idades entre 15 e 35 anos, segundo critério da Galunion). De acordo com Simone, esses indivíduos, com mais acesso a informações, têm mais consciência sobre o que consomem e são mais exigentes em relação à autenticidade das marcas com as quais se relacionam. “Vemos um consumidor querendo cada vez mais controle”, disse, referindo-se ao desejo de o consumidor adaptar pratos de restaurantes de acordo com suas preferências (pedir retirada de um ingrediente, por exemplo). Para Simone, os estabelecimentos comerciais precisam ficar prontos e flexíveis para atender às necessidades dos clientes.  

Summer Fancy Food

A missão empresarial à Summer Fancy Food está sendo realizada pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com organização da ACSP e apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Galunion Consultoria e Gestão e do US Commercial Service, órgão do departamento comercial do governo norte-americano.

A missão durará nove dias, pois inclui visitas técnicas a empresas do setor, acompanhadas por especialistas. As informações sobre a comitiva, assim como os valores e as condições de pagamento, podem ser conferidas no site: http://www.facesp.com.br/summerfancyfood/

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 99196-4972

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE