
Evento acontece no Guarujá com discussão sobre soluções e caminhos de saída para a crise econômica e quedas constantes no varejo
Diretores da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) participam, hoje (5) e amanhã (6), do 16o Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que acontece no Guarujá e reúne empresários e líderes de diversos setores. A entidade é uma das concorrentes ao prêmio AC MAIS 2015, na categoria Gestão, entre as entidades de grande porte. A ACMC está na disputa com São José dos Campos e São José do Rio Preto.
Neste ano, o tradicional Congresso da Facesp tem como tema: “Novas ideias. Construindo caminhos”. Em meio a crise econômica e quedas constantes no varejo, os participantes debaterão soluções e caminhos de saída para o segmento comercial. “Não adianta só reclamar da crise. É preciso usar da criatividade e inovação para enfrentar esse momento, que vai passar. Neste congresso, teremos representantes de vários setores e, juntos, vamos buscar caminhos para superar as dificuldades. É importante essa discussão e, principalmente, essa união de esforços”, pontua Tânia Fukusen Varjão, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes.
Para o presidente da Facesp, Alencar Burti, não se deve falar em crise, mas sim em soluções. “Já vivi inúmeras crises, mas minha disposição sempre foi – e continua sendo – a de incrementar a força e a inteligência de todos os empreendedores. Somente juntos poderemos encaminhar o País para uma direção melhor”, ressalta o dirigente.
A programação de hoje do 16o Congresso conta com a participação da jornalista e comentarista da Globo News, Cristiana Lôbo, que fará um análise do cenário político brasileiro. O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, apresentará o tema “O Poder das Associações Comerciais junto à Administração Pública”. A diretora-superintendente do Conselho Empresarial Feminino (Consef), Fádua Sleiman, abordará o “Comportamento e poder de compra da mulher no varejo e em serviços”.
Já a conjuntura econômica será debatida amanhã, em painel composto pelo economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, Alencar Burti e Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo.
Nesta sexta-feira, além de diretores da ACMC, participarão do Congresso integrantes dos núcleos de Academia e Beleza e Estética do programa Empreender, desenvolvido na Cidade em parceria com a Facesp e Sebrae. No ano passado, Mogi das Cruzes foi exibida como case de sucesso na área da beleza. Agora, serão conhecidas as iniciativas de sucesso no Estado em setores como vestuário, beleza, alimentação e olericultura.
“É importante essa participação para conhecer o que vem sendo feito em outras cidades, principalmente, porque esses dois núcleos de Mogi das Cruzes estão pleiteando acesso ao Empreender Competitivo, que é uma segunda fase do programa”, diz Isabel Campos, coordenadora do programa Empreender em Mogi das Cruzes.