Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Movimento comercial cresce 0,8% em Junho, diz Acim

Notícias 30 de julho de 2013

Movimento comercial cresce 0,8% em Junho, diz Acim

Guilberto Joaquim Zochio: animado por um lado, preocupado no outro

O vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Gilberto Joaquim Zochio, comemorou os índices apresentados pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a partir de dados do varejo com abrangência nacional que apontam o crescimento no movimento do comércio na ordem de 0,8% em junho em comparação com maio, e os índices acumulados do primeiro semestre de 2013 mostraram uma variação positiva de 1,6%, em relação a igual período do ano passado. “Foi uma avaliação dos últimos 12 meses contra os 12 meses terminados em junho do ano anterior”, disse o dirigente ao afirmar que o indicador subiu 3,9%.

 

Após registrar ganhos expressivos nos últimos anos, o crescimento do setor varejista vem apresentando uma tendência de queda desde janeiro, possivelmente repercutindo a pressão inflacionária ao consumidor. Mesmo assim, os especialistas acreditam que, ainda que não na mesma intensidade de anos anteriores, a atividade de varejo mantenha-se crescendo a taxas significativas em 2013. “É preciso lembrar que colaboraram para essas expectativas a manutenção de baixas taxas de desemprego, os contínuos ganhos salariais acima da inflação e as medidas do governo federal para estimular a atividade econômica”, apontou o vice presidente da Acim.

 

O estudo indica que o segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou alta ajustada sazonalmente de 2,6% em junho ante o mês anterior. Este é o primeiro resultado positivo do ano, mas na comparação com junho de 2012 ainda é registrada perda de 6%. No acumulado dos primeiros seis meses deste ano ante o primeiro semestre do ano passado, a queda situou-se em 2,8%. “Os combustíveis e lubrificantes apresentaram ganho mensal de 1,3% diante do resultado de maio”, apontou o dirigente da associação comercial. Já o setor de tecidos, vestuário e calçados caiu 0,8% em comparação com o mês anterior, mas o indicador semestral ainda exibe um aumento acumulado de 2,4% em relação ao ano passado.

 

Gilberto Joaquim Zochio destaca que o segmento de supermercados, alimentos e bebidas igualmente teve queda de 0,4% em junho em relação ao mês de maio, mas o indicador semestral aponta uma expansão de 3,3% na atividade do setor nos primeiros seis meses do ano, em relação a igual período de 2012. “Os números mostram uma tendência de que o segundo semestre do ano é mais produtivo”, falou. “Passamos o primeiro semestre para pagar impostos, e agora a oportunidade de crescer”, falou em tom de desânimo. “Nem sempre é possível recuperar no segundo semestre o que se deixou de ganhar no primeiro”, afirmou.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE