Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Movimento cresce, segundo a Acim, em 1,7% ano

Notícias 21 de novembro de 2013

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Libânio Victor Nunes de Oliveira avaliou dados estatísticos do Indicador de Movimento do Comércio, promovido pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que indicam que o movimento do varejo cresce 1,7% em 2013, com expansão nos últimos 12 meses de 2,6%. “Diante da produtividade econômica atual até que são números animadores”, disse em tom de desconfiança o dirigente mariliense ao fazer a mesma comparação com o período do ano anterior. “Em relação a setembro de 2013, houve alta de 1%”, calculou.

De acordo com a pesquisa realizada na avaliação dos últimos 12 meses (nov/12 a out/13) contra os 12 meses terminados em outubro do ano anterior (nov/11 a out/12), o indicador aumentou 2,6%. O varejo deve encerrar 2013 mantendo crescimento, segundo estimativas de pesquisadores, porém com taxas mais moderadas que as observadas nos últimos anos. Em 2013, a conjuntura de pressão inflacionária, a queda no ritmo da geração de emprego e a desaceleração da renda média da população ocupada não favorecem uma expansão mais acentuada do comércio. “O maior avanço mensal dentre todos os setores foi registrado por móveis e eletrodomésticos”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira ao verificar aumento de 2,1% comparado a setembro. “Pesquisa mostra que a variação acumulada dos últimos 12 meses manteve-se em território negativo com -0,4%, em relação aos 12 meses antecedentes, bem como no acumulado do ano, com decréscimo de 0,7%”, verificou.

A atividade do setor de supermercados, alimentos e bebidas expandiu 0,8% sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série. No acumulado de 2013, a alta foi de 2,8%. O segmento de combustíveis e lubrificantes elevou-se em 0,6% na comparação com setembro, analisando-se a série com ajuste sazonal. O indicador apresentou variação de 3,2% no acumulado de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012. Por fim, o nível da categoria de tecidos, vestuários e calçados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior – expurgados os efeitos sazonais. No acumulado entre janeiro e outubro de 2013 houve acréscimo de 1,2% na série contra o período correspondente do ano passado.

Para o presidente da Acim são números que sofrerão alteração com as vendas do final do ano. “Acredito que este ano teremos surpresa no volume de vendas”, disse animado. “O consumidor vem se conscientizando sobre o poder de compra e amadurecendo a cada ano”, falou ao acredita na mudança de comportamento do consumidor. “É preciso que o comerciante esteja preparado com produto bom, preço competitivo e atendimento diferenciado”, ensinou. “A diferença entre uma loja e outra está no atendimento e não nos produtos e preços”, opinou. “Que cativar o consumidor leva vantagem”, frisou ao prever aumento no volume de vendas inferior a 10% comparado com o ano passado. “A surpresa será se o índice for maior que os 10%”, ressaltou.

Contato com a Imprensa

Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação

Tel: (14) 3454.5072

E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE