Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Movimento do Dia das Mães eleva vendas em maio

Notícias 17 de maio de 2019

Como era de se esperar as vendas no mês de maio foram impulsionadas com o movimento no varejo que celebrou na primeira quinzena as comemorações do Dia das Mães, que ajudaram a elevar as vendas na ordem de 1,7%, um pouco abaixo das previsões que chegavam a 2%. “O comércio está se comportando de forma estranha em virtude da insegurança do Governo Federal nos comportamentos econômicos e políticos”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Bastos, Celso Roberto Gomes, ao tomar conhecimento da performance do varejo paulistano que dita o comportamento nacional, em virtude de reunir a maior concentração de lojas e consumidores na América Latina. “O interior, sem dúvida, sente o reflexo da capital paulista”, comentou o dirigente bastense.

O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,7% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As comercializações à vista cresceram 2,9%, enquanto as transações a prazo subiram apenas 0,5%. “São números tímidos, que inclusive ficaram abaixo da projeção de 2% para as vendas de Dia das Mães”, lamentou Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) que acompanha o movimento do varejo nacional em virtude do comportamento considerado “estranho” por parte do Governo Federal. “No anos passado a Copa do Mundo influenciou um pouco no movimento em virtude dos jogos começarem em junho”, lembrou o dirigente paulista. “As pessoas compraram TVs, sofás, raques e outros tipos de bens duráveis para as mães, pensando nos jogos da seleção brasileira”, argumentou ao justificar a queda menor do que o esperado. “Nesse ano, não existiu essa motivação. Muito pelo contrário, o consumidor está cauteloso e investiu em presentes de menor valor”, frisou Alfredo Cotait Neto.

Outra justificativa lembrada pelo vice-presidente da associação comercial de Bastos é que este ano os presentes foram mais pessoais do que para a casa. “A Copa do Mundo estimula presentes para o lar, enquanto que este ano as mães receberam mais presentes pessoais”, acredita o dirigente ao conversar com outros comerciantes da cidade, que também perceberam esta tendência. “Neste caso os valores são outros, e a procura é menos intensa”, acredita Celso Roberto Gomes que acredita em índices maiores para os movimentos no Dia dos Namorados (Junho) ou até mesmo para o Dia dos Pais (Agosto).

Alfredo Cotait Neto observa, contudo, que os números da quinzena não podem ser projetados para o restante do mês, pois a greve dos caminhoneiros provocou um desabastecimento muito grandes nos dez últimos dias de maio do ano passado, o que criou uma base fraca de comparação. “Além disso, o frio não chegou à capital até o final dessa quinzena. Se as temperaturas baixas do momento continuarem até o fim do mês, possivelmente os dados irão melhorar”, comenta o presidente da Facesp, que espera movimentos mais intensos no varejo em geral, independente do comportamento do Governo Federal quanto as articulações políticas e econômicas. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

LEGENDA – Alfredo Cotai Neto acredita em movimento maior na segunda quinzena de maio com o frio


Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE