Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mudanças no trânsito para obras da Sacadura Cabral são apresentadas para comissão da ACMC

Notícias 05 de agosto de 2015

Em reunião com representantes da Associação Comercial, secretário Xiol detalha como ficará a circulação de carros e pedestres no Centro a partir do dia 17

 

Representantes da comissão da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) criada para acompanhar as obras da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral se reuniram nesta quarta-feira (5) com o secretário municipal de Transportes e técnicos da Pasta para obter informações sobre como ficará a circulação de veículos e pedestres no Centro a partir do próximo dia 17, quando a Rua Dr. Ricardo Vilela, no trecho entre a Rua Dr. Deodato e Praça Sacadura Cabral será interditado e isolado por tapumes para a execução das obras.

As alternativas para o trânsito já estão previamente definidas pela Secretaria de Transportes e as principais mudanças contemplam, além do trecho citado acima, as Ruas Braz Cubas e Princesa Isabel de Bragança.

Não haverá qualquer interdição ou alteração de trânsito no eixo Bairro/Centro, entre a Rua Cabo Diogo Oliver e Avenida Governador Adhemar de Barros, onde a circulação de carros e pedestres permanecerá como é hoje.

“Fizemos algumas outras sugestões que serão estudadas pela Secretaria de Transportes. Mas, a princípio, o plano alternativo de trânsito apresentado não traz mudanças muito complexas, de forma que o motorista e o pedestre não devem ter grandes dificuldades durante as obras”, avaliaram os comerciantes Roberto Assi e Mohamad Issa, da comissão da Associação Comercial.

As mudanças previstas ocorrem em razão da necessidade de interdição da Rua Dr. Ricardo Vilela e do lado direito da Praça Sacadura Cabral (que vem logo na sequência) para a construção do túnel que fará a interligação entre o Centro e o Bairro. A estrutura deverá ficar pronta em setembro do ano que vem.

Com a interdição desse trecho, não haverá a opção de travessia da linha férrea pela Cabo Diogo para os veículos que vêm da Ricardo Vilela ou da Rua Braz Cubas. No primeiro caso, o desvio será feito pela Rua Dr. Deodato Wertheimer.

Para o fluxo que normalmente seguiria pela Rua Braz Cubas, a opção será seguir pela Rua Barão de Jaceguai e entrar na Dr. Deodato, contornando a Praça Oswaldo Cruz.

Na Rua Dr. Deodato, os veículos seguirão até a Rua Salvador Cabral, onde terão a opção de entrar a esquerda até chegar a Cabo Diogo Oliver, no sentido Bairro/Centro, e seguir na Governador Adhemar de Barros.

O motorista que estiver no Centro terá ainda outras opções para acessar a Adhemar de Barros e fazer a transposição da linha férrea, por exemplo, na Rua Campos Sales. Uma das alternativas será a Rua Princesa Isabel de Bragança, que terá a sua mão de direção invertida e possibilitará o acesso da Rua Professor Flaviano de Melo para a Adhemar de Barros.

A pedido da Associação Comercial, a Secretaria de Transportes vai avaliar a possibilidade de inverter a mão de direção da Isabel de Bragança já a partir da Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. “Vamos fazer uma contagem de veículos e, dependendo do resultado, podemos sim estender essa alteração para oferecer mais opção aos motoristas”, adiantou Xiol. “Estudamos as alternativas mais viáveis para os motoristas, de modo a não comprometer a fluidez no trânsito”, acrescentou. 

No caso dos pedestres, a circulação no trecho interditado será permitida na calçada do lado direito de quem desce a Rua Dr. Ricardo Vilela.

Os ônibus municipais que passam pelo trecho serão desviados pela Rua Dr. Corrêa e José Bonifácio. Os intermunicipais vão fazer o contorno na Rua Dr. Deodato, Salvador Cabral e Cabo Diogo para alcançar a Governador Adhemar de Barros.

A Secretaria de Transportes também implantará sinalização indicando aos motoristas os desvios e rotas alternativas. A carga e descarga desse trecho continuará funcionando normalmente na Princesa Isabel de Bragança.

“O secretário Xiol também se colocou à disposição para avaliar as sugestões do comércio para o trânsito no decorrer das obras”, concluíram os representantes da Associação Comercial

 

Principais mudanças

 

- Interdição da Rua Dr. Ricardo Vilela, entre a Rua Dr. Deodato e a Praça Sacadura Cabral (na altura da banca de jornal, aproximadamente)

- Interdição do lado direito da Praça Sacadura Cabral, sem possibilidade de transposição da linha férrea por veículos, mas com acesso para os pedestres

- Interdição da Rua Braz Cubas, entre as Ruas Barão de Jaceguai e Dr. Ricardo Vilela

- Inversão na mão de direção da Rua Princesa Isabel de Bragança, que passará a ter sentido da Rua Professor Flaviano de Melo para Avenida Governador Adhemar de Barros

- Para os pedestres, a circulação será permitida na calçada do lado direito da Dr. Ricardo Vilela

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE