Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mudanças devem prevalecer no ambiente corporativo no pós-pandemia

Notícias 03 de agosto de 2020

A pandemia provocada pela Covid-19 alterou hábitos e comportamentos, incentivou novos modelos de negócios, antecipou a transformação digital nas empresas e obrigou os empresários a promoverem alterações nas relações de trabalho.

Levantamento feito pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) aponta que 86% das empresas promoveram alguma alteração no seu modo de operação durante a pandemia.

Os dados apontam ainda que 83% das empresas adotaram o home office nas atividades administrativas e 19% nas atividades operacionais. No varejo ampliado, 66,4% adotou o home nas atividades administrativas e 19,8% nas operacionais. 

A data de retorno ao “novo normal” ainda é incerta e 56% dizem que as medidas adotadas na pandemia serão incorporadas parcialmente ou totalmente. Este retorno, no entanto, exige muito cuidado e atenção dos líderes das empresas. “O profissional deve ser bem acolhido, independente se voltar presencialmente ou se continuar no home”, explica Elaine Ninzoli, professora da Escola de Negócios da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí. “Esta reintegração da equipe deve ser feita com muita cautela.”

Segundo Elaine, alguns problemas que já existiam antes da pandemia estão ficando evidenciados neste momento, como por exemplo a dificuldade de alguns líderes em fazer a gestão de pessoas. Dar feedbacks e olhar para a equipe são fundamentais no papel de liderança. “Aqueles que estão com dificuldade em fazer isso remotamente, provavelmente já tinham dificuldades presencialmente”, afirma. “Considero que agora é um bom momento para buscar o desenvolvimento desses profissionais, pois a situação pode piorar no retorno ao presencial ou híbrido.”

A vice-presidente da ACE Jundiaí, Leandra Maia Diniz, reforça que apesar das incertezas do futuro, a alteração nos relacionamentos sociais e comerciais já é visível. Segundo ela, o mundo mudou e os negócios não serão mais os mesmos. “As empresas que se adequarem mais rapidamente às mudanças, integrando gestão e tecnologia, aprofundando conceitos de inovação, se tornarão protagonistas no novo contexto econômico.”

A preparação das empresas no novo normal é tema de curso online que Elaine vai conduzir na Escola de Negócios de terça a quinta. Outras informações estão disponíveis no link: https://www.acejundiai.com.br/reintegracao-de-colaboradores/


 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE