Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mulheres são homenageadas pelos 15 anos do CME

Notícias 27 de agosto de 2015



Evento contou com a presença do ex-prefeito, Barjas Negri,
e da especialista em mercado financeiro, Heloisa Vasconcelos
 
A manhã de hoje (26) foi marcada pelas comemorações dos 15 anos de atuação do CME (Conselho da Mulher Empresária). O tradicional Encontro da Mulher Empresária, que foi realizado no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), contou com uma programação especial, voltada às conselheiras, que foram homenageadas pela Câmara de Vereadores.
 
Na ocasião, as mulheres membros do CME receberam das mãos do vereador André Bandeira a Moção de Aplausos 126/2015, em reconhecimento à atuação do Conselho na sociedade piracicabana.
 
“O CME promove e desenvolve atividades cívicas, sociais e assistenciais, colaborando, patrocinando e apoiando entidades públicas e privadas. O reconhecimento desse trabalho é de suma importância para que os desafios do dia a dia sejam superados e o Conselho continue perseverante no seu trabalho”, conta Bandeira.
 
Para o vereador, é importante reconhecer a intervenção do CME na sociedade piracicabana, pois: “além dos seminários que são realizados para a capacitação das mulheres, o Conselho atua em prol da solidariedade e da beneficência”.
 
Perspectivas para a economia
 
Para opinar sobre as: “Perspectivas para a economia brasileira”, a sala de visitas do evento contou com as participações do ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e da especialista em mercado financeiro, Heloisa Vasconcelos.
 
No bate-papo, mediado por Renata Passos, o atual momento econômico foi o assunto principal da conversa. “Hoje, estamos vivendo uma crise econômica. Mas vale recordar que os anos de 2008 e 2009 não foram fáceis. Houve a crise internacional e tivemos que nos adaptar àquela situação, que foi extremamente difícil. A diferença é que aquela foi uma crise curta, pegou um ano e meio, e no momento em que vivemos atualmente a crise se mostra um pouco mais prolongada”, comentou Negri.
 
Segundo o gestor público, apesar de negativo o momento apresenta sinais de melhora. “A economia não está crescendo e está diminuindo o nível da atividade econômica. Mas, acredito que todos nós já sobrevivemos à uma parcela dessa crise. A economia, no ano passado estagnou, cresceu 0,1% - o que é nada. No entanto, a crise foi profunda no estado de São Paulo e a economia paulista, no ano passado, declinou dois pontos percentuais. Enquanto o país ainda não vivia crise, o estado de São Paulo já vivia a crise, e nós acabamos sobrevivendo, apertando, usando criatividade, cortando custos e prospectando novos negócios”, declarou.
 
Para Negri, o importante é estar preparado. “Na economia, as coisas funcionam assim: há  períodos de crescimento, as pessoas ganham dinheiro, algumas se fortalecem, e aqueles que não são produtivos, que não melhoram sua atividade, que não modernizam, passam a ter dificuldades no momento seguinte, quando vem uma recessão. Isso é o que está acontecendo neste momento”, disse.
 
Ele complementou: “ainda estamos no meio da crise, mas, na economia, não há crise que sempre dure. Passada essa fase, a economia começa a se engrenar e a gente se prepara para um novo ciclo. O que nós temos que fazer é nos adaptar para essa travessia para quando a economia voltar a crescer e as taxas negativas começarem a declinar, nós possamos aproveitar a situação”.
 
Segundo o ex-prefeito, a experiência dos anos de 2008 e 2009 trouxe muito aprendizado aos empresários. “Todos nós aprendemos. Temos que estar adaptados para também sair dessa crise. Assim, quando a economia voltar a crescer e começar a haver mais oportunidades, aqueles que se prepararam, modernizaram, qualificaram seus profissionais, evidentemente vão saber aproveitar um pouco melhor do crescimento que virá pela frente”, disse.
 
SERVIÇO – O CME foi criado em 2000 e foi uma das primeiras associações a integrar o projeto de Conselho das Mulheres Empresárias, idealizado pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Para saber mais sobre as próximas atividades do Conselho, o contato pode ser feito pelo telefone: 3417-1766, ramais 717 e 754, ou pelo e-mail: cme@acipi.com.br
 

 

Salen Nascimento
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 713
 
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE