Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Na Acipi, Temer promete apoio ao etanol

Notícias 22 de setembro de 2014

Acipi, pelas mãos de seu presidente Angelo Frios Neto, entrega carta de reivindicações ao vice-presidente, Michel Temer.

O vice-presidente da República, Michel Temer, assumiu hoje o compromisso de trabalhar pela recuperação do setor sucroalcooleiro. A declaração foi feita durante reunião fechada com a diretoria da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), em resposta a um documento entregue pelo presidente da entidade, Angelo Frias Neto, com pedidos formulados pelo empresariado de Piracicaba. A Acipi representa mais de 4.100 empresas.
 
“Falando como presidente do meu partido, assumo que vamos patrocinar essa causa. Se o caminho for a retomada da cobrança da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que, apesar de ser um tributo, pode dar um alívio para os problemas do setor, lutaremos por isso”, disse Temer.
 
O vice-presidente ouviu de forma detalhada os problemas enfrentados pelo setor sucroalcooleiro na região e acredita que a recente aprovação pelo Senado da Medida Provisória, que aumentou os percentuais de biodiesel no óleo diesel para 6% e de etanol na gasolina para 27,5%, constitui um primeiro passo na solução dos problemas que atingem toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
 
Temer comentou outros pedidos listados no documento entregue por Angelo Frias Neto, como as reformas tributária e trabalhista. “Tivemos várias tentativas de fazer uma reforma tributária no país e alguns governos a fizeram de forma pontual. Hoje, precisamos pensar em uma revisão sistêmica, até porque, quando você desonera a produção, isso tem reflexos sobre a arrecadação de Estados e municípios.”
 
Diante das colocações do presidente da Acipi sobre os impactos gerados por uma legislação trabalhista anacrônica, Temer falou dos cuidados para o enfrentamento desse assunto, no sentido de evitar conflitos.
 
Para Angelo Frias Neto, é consenso entre os empresários de todo o País, a necessidade de modernização e simplificação da legislação trabalhista, para a adequação à atual realidade econômica e social, com impacto direto nos custos das empresas brasileiras.
 
Dos pleitos regionais citados no documento formulado pela Acipi – entre eles a extensão da Hidrovia Tietê-Paraná até o Porto de Ártemis e o aumento da cota de vazão do rio Piracicaba, por meio do Sistema Cantareira  -, Temer citou a implantação de Aeroporto Regional. “Já falei sobre o assunto com o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e ele disse que existem duas cidades da região que pedem o aeroporto: Piracicaba e Rio Claro. A obra ficará com a cidade que oferecer melhores condições técnicas para recebê-lo”, disse.
 
Angelo Frias Neto informou que as solicitações evidenciadas no documento entregue pela Acipi se fazem necessárias para que os percalços enfrentados pelo empresariado, formado por comerciantes, industriais e prestadores de serviços, possam ser driblados. “Acreditamos que um real cuidado para com tais demandas pode estimular e promover o desenvolvimento da economia regional e nacional”, afirmou.
 
 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
 
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE