Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Natal de 2015 será dos presentinhos, diz pesquisa da Associação Comercial de SP

Notícias 21 de dezembro de 2015

Roupas e calçados são a grande preferência do brasileiro neste ano; móveis e eletrodoméstico terão fraco desempenho

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, neste Natal, a grande maioria dos brasileiros vai presentear os amigos e familiares com artigos de menor valor.

Encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos, o levantamento foi feito entre os dias 14 e 28 de novembro em todas as regiões brasileiras.

Dos consumidores ouvidos, 76,4% disseram que comprariam roupa ou calçado. No ano passado, essa parcela foi de 74,4%.

A segunda maior preferência em 2015 ficou com os artigos de bijuteria e perfumaria, com 12,5% do interesse dos entrevistados – cenário parecido com o do ano passado (11,5%).

“O consumidor está com menos dinheiro do que em 2014, já que a massa salarial vem caindo. Além disso, o brasileiro está menos confiante na economia e mais inseguro no emprego. Em outras palavras, ele não quer se endividar. Por isso, vai priorizar os presentes de menor valor”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

A intenção de compra de CDs, livros e brinquedos caiu de 12,8% em 2014 para 8,4% neste ano.

Eletrônicos

Celulares continuam sendo uma das maiores preferências dos brasileiros, ocupando o terceiro lugar no ranking de interesse: 11,1% dos consumidores entrevistados disseram que comprariam esses produtos como presente de Natal. Em 2014, eram 10,3%.

Já a intenção de compra de tablet saltou de 1,3% no ano passado para 2,8% em 2015.

Mesmo sendo um artigo mais caro, a TV deverá ser opção de presente de Natal de 5,6% dos brasileiros (5,1% no ano passado). DVDs e outros eletrodomésticos também cresceram: de 5,2% para 7%.

Já o interesse pela linha branca, que engloba itens como geladeiras, fogões e micro-ondas, caiu de 7,7% para 7% neste ano.

Itens de maior valor

Embora alguns itens de maior valor tenham apresentado ligeira alta na intenção de compras, o universo dos que pretendem comprar é bem menor. Carros, por exemplo, são a preferência de 1,4% dos entrevistados – contra 1,3% do ano anterior.

Já móveis tiveram um salto maior. Em 2014, a vontade de comprar esses itens não chegou a 1%. Em 2015 são preferência de 2,8% dos consumidores. 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa ACSP
(11) 3180-3220 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE