Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

No ‘Dia do Comerciante’, ACIF traça perfil do setor

Notícias 15 de julho de 2021

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) traçou o perfil do comércio local por meio de um levantamento que mostra o ranking dos bairros com maior número de empresas, as atividades mais recorrentes, a proporção de MEIs, o crescimento de CNPJs nos últimos 5 anos e os principais setores econômicos da cidade. O estudo é publicado neste mês, quando se comemora o Dia do Comerciante, em 16 de julho.

“Aproveitando esta data comemorativa, a ACIF entrega à cidade o perfil de suas atividades”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Neste estudo, o Comércio e os Serviços se revelam como os setores que abrigam mais empresas, na cidade de Franca. São os que mais empregam e responsáveis por movimentar 79% do PIB local”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

De acordo com o IE-ACIF, Franca possui, atualmente, 50.425 empresas ativas, sendo 85,45% delas registradas como MEIs e microempresas. O estudo ainda mostra que 53,6% dos CNPJs foram ativados entre 2015 e 2020, ou seja, nos últimos 5 anos. Venda de vestuário, fabricação e acabamento de calçados, cabeleireiros e varejo de calçados são as atividades mais recorrentes no município. Em relação aos empregos, o setor que mais se destaca na cidade é o de Serviços.

“O crescimento do número de empresas e, consequentemente, o de empregados no setor de Serviços é um cenário positivo para a economia da cidade, pois é o que melhor remunera seus trabalhadores, pagando, segundo dados do CAGED/TEM, um salário médio de R$ 2.463,00”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Com o aumento do salário médio do Franca, teremos mais poder de consumo impulsionando, ainda mais, o crescimento de novos comércios na cidade”, diz.

Confira o perfil da cidade no infográfico a seguir:

--

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE