No mês em que se celebra o Dia Mundial da Audição, 3 de março, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) completa 3 anos de atendimento em libras para a população com deficiência auditiva, em sua sede. A iniciativa se deu após a equipe que acolhe as demandas na recepção reportar a necessidade de qualificação em libras para atender a este público que buscava a ACIF para informações relacionadas a assuntos empresariais e consultas ao SCPC.
“Recebíamos demandas todas as semanas e era difícil a nossa comunicação”, relembra a assistente administrativa Ana Débora Nunes. “Tentávamos por gestos, escrita, mas estava claro que a gente precisava se qualificar para fazer o atendimento em libras. Nosso pedido foi atendido com rapidez e, no mesmo mês, iniciamos o curso técnico em libras, que durou um ano”, relembra. “É maravilhoso poder entender e direcionar as pessoas com deficiência auditiva corretamente, como fazemos com todos.”
A também auxiliar administrativa Ednalva Frazão passou pela qualificação e conta que o atendimento ultrapassa a prestação de serviços oferecidos pela entidade. “As pessoas se sentem à vontade para virem até aqui tirar outras dúvidas, que não estão ligadas aos serviços da ACIF, e a gente faz esse atendimento em libras, também”, conta. “Auxiliamos quando precisam fazer uma negociação em sites ou por telefone. Ficamos à disposição”, completa Ana Débora.
O pedagogo e instrutor de libras Emerson de Oliveira Machado, o Mercinho, é um dos usuários dos serviços ACIF que utiliza o atendimento em libras. De acordo com ele, a iniciativa é necessária e deveria se estender a todo o comércio local. “As pessoas deveriam conhecer a língua de sinais. A vida de um surdo é como se ele estivesse em um outro país, Estados Unidos, por exemplo. Já sofre dentro de casa, com a família, imagina fora de casa: na rua, no hospital, delegacias, num comando nas estradas”, diz. “Na ACIF, surdo pode ser atendido com dignidade, ter amizade. Pode vir, reclamar, resolver seus problemas sozinho. Surdo também tem empresa.”
A ACIF incentiva a capacitação do comércio local em relação ao atendimento em libras e, durante o ano de 2022, cedeu espaço e equipe de apoio à Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Franca) para realização dos cursos. A Apada continua ministrando curso técnico em libras em sede própria e o telefone de contato é (16) 99184-3482.
LINK com imagens (Crédito: Lucas Monteiro/ACIF) das auxiliares administrativas da ACIF que prestam atendimento em libras, Ana Débora Nunes e Ednalva Frazão: https://we.tl/t-ereMhS0esh.
ResponderEncaminhar
|