Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

No pior ano do Plano Real, varejo paulistano cai 8,7% em 2016, informa Associação Comercial de São Paulo

Notícias 02 de janeiro de 2017

São Paulo, 2 de janeiro de 2017. O comércio varejista da capital paulista fechou 2016 com queda média de 8,7% no movimento de vendas na comparação com 2015, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os dados são preliminares e sinalizam para o pior desempenho do setor desde o início do Plano Real.

Isoladamente, as comercializações a prazo (segmentos de móveis e eletrodomésticos) caíram 5,5%. Já as vendas à vista (ramos de calçados, vestuário e adereços) recuaram 11,8%.

Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, os números evidenciam como a crise econômica continuou a prejudicar o varejo em 2016, aprofundando ainda mais a recessão sentida em 2015 – que até então era o pior ano do setor, com queda de 8%.

Contudo, Burti ressalta que a segunda metade do ano registrou quedas menos intensas para o comércio: enquanto no primeiro semestre o recuo médio havia sido de 11,1%, nos últimos seis meses de 2016 a retração foi de 6,5%. “Isso aponta para uma tendência de recuperação gradativa para 2017, especialmente se houver uma redução mais significativa da taxa básica de juros pelo Banco Central”, afirma.

Segundo pior Natal

Apenas em dezembro, o varejo encolheu 7,2% frente ao mesmo mês do ano anterior. O número ficou um pouco acima da projeção da ACSP, que previa uma queda em torno de 5 a 6%. Esse foi o segundo pior dezembro do varejo paulistano, atrás apenas de dezembro do ano passado (-14,5%).  

Variação mensal

Na comparação com novembro de 2016, dezembro apresentou um crescimento médio de 26,7% (4,3% a prazo e 49% à vista). A alta – decorrente das vendas de Natal – ficou abaixo da média dos últimos três anos, que é de 35%.

Os números comprovam ainda que o Natal deste ano foi dos presentinhos, impulsionados pelo dinheiro extra do 13º salário. Já a elevação menos expressiva das vendas a prazo deve-se, sobretudo, à antecipação dessas compras em novembro, durante a Black Friday. 


Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE