Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Normatização é avaliada na ACE de Pompeia

Notícias 18 de outubro de 2013

Visando a manutenção da normatização ISO9001:2008 a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, passou por avaliação interna, quando foram alinhadas todas as ações administrativas envolvendo diretoria e funcionários, para uma melhor prestação de serviços aos associados e comunidade em geral. “Esta avaliação é importante para que possamos verificar o que é preciso melhorar e o que pode ser criado”, disse a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que é a coordenadora geral dos trabalhos. “Constantemente passamos por avaliações internas, e uma vez ao ano com auditoria externa independente”, falou a dirigente.

De acordo com Alair Mendes Fragoso, presidente da ACE de Pompeia, desde 2012 a entidade está enquadrada as normas internacionais, o que vem ajudando muito a parte administrativa. “Com as normas criadas ficou mais fácil administrar a entidade”, disse o dirigente que sempre defendeu este tipo de trabalho na instituição. “Fomos uma das primeiras em todo o estado de São Paulo”, disse o presidente da associação comercial que vem formando grupos com empresas da cidade para que sejam normatizadas, também. “Se oferecemos este tipo de programa para os associados, nada mais justo do que obter também”, comparou o dirigente que reconhece a diferença no trabalho interno da entidade, após a normatização.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

Segundo a conselheira da diretoria, Marineves da Silva Barros Souza, que participou da reunião realizada na sede da ACE de Pompeia, a série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar os sistemas de gestão através de organismos de certificação. “Neste caso a ACE de Pompeia conseguiu a certificação de conformidade e vem seguindo este modelo”, afirmou a dirigente, ao acrescentar que a ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. “É isso que as empresas em geral buscam”, comentou Marineves da Silva Barros Souza. “Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9001:2008”, lembrou Priscila de Oliveira, responsável pela implantação das normas técnicas. “Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing”, destacou. “Tem aquelas que implantam a ISO devido à redução de custos internos”, apontou outra vantagem com a normatização. “Esta reunião nos preparou para a visita do auditor dia 9 de novembro”, disse Priscila de Oliveira.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE