Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Nota de esclarecimento Franca

Notícias 04 de setembro de 2020

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) vem a público esclarecer que o pedido de alteração nas datas dos feriados municipais pela Consciência Negra e Aniversário de Franca, ocorrido via ofício enviado à Câmara Municipal no dia 2 de setembro, tem o objetivo de amparar as atividades empresariais de Franca em razão dos efeitos da pandemia na economia local. Trata-se de medida excepcional para o ano de 2020.

Conforme estudos do Instituto de Economia ACIF, Franca atingiu uma perda de R$ 610 milhões só no primeiro semestre e as projeções dão conta do fechamento de 15 mil vagas de emprego na cidade, até dezembro, caso não haja esforços para socorrer a economia. É disso que se trata a ação da ACIF. É disso que se trata, inclusive, o pedido para que o comércio local possa atuar no feriado de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil.

Isso posto, afirmamos que a entidade nada tem contra a emancipação do país, o aniversário do município e, sobretudo, à causa da comunidade negra, que é legítima e necessária. Sabemos que “por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra” é flagrante, tal como exposto pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca e que a data promove a quebra de paradigma por meio da reflexão e provocação popular. Gostaríamos de esclarecer que o pedido nunca foi pelo cancelamento da data.

Pedimos, neste momento inédito e cheio de desafios, a compreensão da comunidade francana para que possamos atravessar esta pandemia da forma menos traumática possível, resguardando vidas, valores e a estrutura econômica local.

--

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE