Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Novembro Azul é alvo de campanha do Consef/ACMC

Notícias 10 de novembro de 2014

O câncer de próstata nos homens é o alvo da campanha que o Conselho Empresarial Feminino da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (Consef/ACMC) vai realizar na Cidade no próximo dia 18, em frente à sede da entidade, na Rua Barão de Jaceguai, 674. Durante toda a manhã, uma equipe da ACMC, com o monitoramento do médico Mario Sugita, vai distribuir material publicitário e chamar a atenção para esse tipo de câncer, que é o mais frequente no sexo masculino.

A ação faz parte do movimento Novembro Azul, instituído para alertar a população masculina sobre o câncer de próstata e divulgar a importância dos exames de rotina. A iniciativa acontece no mês seguinte ao Outubro Rosa, que tem como foco o câncer de mama nas mulheres.

“O Consef é um conselho feminino, mas muitas das suas ações e programas têm reflexos também no universo masculino e, quando se trata de saúde, a mulher é uma importante aliada. Elas exercem papel fundamental no incentivo para que os maridos, filhos, enfim, para que os homens que as cercam, procurem o médico e, como elas mesmas, façam os exames de rotina. Não podemos esquecer que, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de cura de um câncer”, argumenta Fádua Sleiman, diretora superintendente do Consef e vice-presidente da ACMC.

No caso da próstata, que faz parte do aparelho reprodutor masculino, a recomendação é de que todos os homens, a partir de 50 anos, procurem um urologista para uma avaliação anual. Quem tiver histórico familiar da doença ou for da raça negra, deve procurar o médico a partir dos 45 anos de idade.

“As estatísticas oficiais apontam que a cada seis homens, um é portador de câncer de próstata. Só neste ano, 69 mil casos devem ser diagnosticados. E os estudos mostram que os exames com periodicidade anual podem diminuir em cerca de 20% a mortalidade pela doença”, ressalta o médico da ACMC. “Muitas vezes, o homem tem medo, ou vergonha, de ir ao médico para o exame. Mas isso deve ser deixado de lado quando o que está em jogo é a saúde. Além disso, na consulta será feita uma avaliação geral do paciente, com atenção também para outras doenças ou alterações, como as relacionadas com a pressão arterial”, acrescenta.

O ambulatório médico da ACMC, que atende aos associados que possuem o AC-Saúde, há atendimento diário na área de clínica geral. A entidade disponibiliza, ainda, uma ampla rede credenciada. Para maiores informações, ligue no 4728-4315.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE