Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Núcleo de confecção da Acim define cursos até julho

Notícias 21 de março de 2014

Os empreendedores de 14 empresas no ramo de confecção que participam do programa desenvolvido em conjunto entre Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), denominado de Programa Empreender Competitivo, definiram o cronograma de cursos a ser realizado, sempre em dois módulos, até o mês de julho deste ano, quando após uma avaliação, novo cronograma será desenvolvido. “A proposta é fazer com que durante dois dias os empreendedores sejam assessorados numa consultoria coletiva”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao enfatizar a importância do trabalho em conjunto. “É mais fácil, menor custo e maior envolvimento”, afirmou o dirigente.

Através do consultor de empresas, escritor e empresário Devanir Arantes, o primeiro curso programado já aconteceu neste mês de março, nos dias 18 e 19 quando foram realizados os dois módulos do tema “Comportamento, atitudes e habilidades necessários ao sucesso do negócio”. Para o mês de abril estão programados os dois módulos distintos com o tema: “Fluxo de Caixa e formação de preço e vendas”, e o de “Controle de caixa e formação de preço e venda”. No mês de maio um tema em dois módulos: “Liderança e trabalho em equipe”. Para o mês de junho estão programados os dois módulos com um tema: “Controle de estoque – marketing”. No último mês de programação será desenvolvido o tema: “Motivação para atendimento e vendas”, voltado mais para os funcionários e também em dois módulos. 

Segundo a coordenadora do Programa Empreender Competitivo da Acim, Andrea Fernandes, o grupo mariliense é bem coeso e tem realizado muitas atividades em conjunto. “Além dos nossos encontros mensais, o grupo realiza muitas outras ações coletivas, facilitando o trabalho de todo o grupo”, comentou ao lembrar das missões de trabalho em feiras e eventos voltados a confecção, além de estudos sobre o comportamento do mercado local no ramo de confecção. “Tudo que é feito em conjunto passa a ser uma ação melhor e mais intensa”, disse a coordenadora do programa em atividade na Acim a mais de 10 anos. “Este programa é muito forte, pois, reúne empreendedores com os mesmos níveis de necessidades e ansiedades”, falou a coordenadora local.

Para a coordenadora regional da Facesp Leni Jane Seabra Lazarini, o programa visa elevar a competitividade e conseqüentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas. “O programa busca incentivar a procura de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais”, citou a coordenadora regional, ao lembrar que os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas associações comerciais. “Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas”, disse a representante da Facesp no programa. “O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários”, explicou. “Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada Metaplan”, comentou a dirigente regional.

Contato com a Imprensa
Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE