Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Núcleo de Economia da ACISC – Cenário econômico propício à recuperação e a incógnita política

Notícias 28 de fevereiro de 2018

A atual conjuntura da economia brasileira está propícia para a consolidação da recuperação da economia durante o ano de 2018, levando o mercado a apostar em um crescimento de 2,80% do PIB. Esse cenário de recuperação se espalha por diversas regiões do país, inclusive na cidade de São Carlos, devido a uma série de fatores que contribuem para esse cenário econômico, como a inflação, a taxa básica de juros e a expectativa dos agentes econômicos.

A inflação está controlada abaixo da meta, atualmente em 2,95% no acumulado de 12 meses em janeiro. Isso significa que os consumidores pararam de receber grandes sustos ao contabilizarem o total dos seus gastos mensais, uma vez que a maioria dos preços não está mais subindo muito mais rápido que o seu poder de compra. No decorrer do ano, se espera que a inflação avance para um número próximo de 3,8% devido ao aquecimento esperado na economia, ainda abaixo da meta estabelecida de 4,5% pelo Comitê de Política Monetária (Copom). 

A taxa básica de juros (Selic), por sua vez, está em patamar favorável para impulsionar a recuperação da economia através do investimento privado. O novo corte de 0,25 ponto percentual levou a taxa a 6,75%, sua mínima histórica. O nível é favorável para o ambiente de negócios, uma vez que juros cada vez mais baixos facilitam o acesso ao crédito para que os empresários realizem seus investimentos. O último corte já levou alguns bancos a anunciarem reduções nas taxas de alguns de seus produtos de crédito e agora se espera que a taxa Selic se mantenha nesse nível até o fim do ano. 

Diante dos benefícios que o controle da inflação e a queda da taxa de juros proporcionam, a expectativa dos consumidores e dos empresários (agentes econômicos) tende a escalar para níveis cada vez maiores no decorrer de 2018, continuando a trajetória iniciada no segundo semestre de 2017, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) da FecomercioSP.

O ICC vem aumentando desde outubro de 2017, atingindo 117 pontos em janeiro, seu maior nível desde setembro de 2014 e o ICEC, por sua vez, também apresentou trajetória de aumento durante o segundo semestre do ano passado e em dezembro avançou 11,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse aumento nas expectativas dos agentes é fundamental para que a situação realmente melhore. Quando o consumidor está confiante com o futuro ele tende a gastar mais e o empresário tende a investir e contratar mais mão de obra para se preparar para o aumento esperado na produção e nas vendas.

 Uma grande incógnita da recuperação econômica, no entanto, continua a ser a questão política. A instabilidade que as eleições podem causar no ambiente econômico não pode ser descartada, já que as decisões dos agentes econômicos sempre consideram as decisões políticas. Atualmente, o mercado espera do governo atenção especial à agenda econômica, através da discussão e votação de projetos que julga importante para assegurar trajetória saudável das contas públicas e um ambiente econômico favorável para o crescimento. 

Os candidatos à reeleição irão se questionar se vale a pena ou não gastar seu capital político em posicionamentos pró-mercado que vão de encontro com o teto de gastos das contas públicas, mas que são impopulares na sua base eleitoral. Apesar da expectativa dos agentes do mercado, também não há garantias de que o próximo governo irá continuar com a agenda econômica proposta e nem de como serão as discussões e votações durante o ano eleitoral. 

A incerteza potencializada pela questão eleitoral pode fazer, portanto, com que os agentes reavaliem suas projeções, atrasem investimentos, contratações e diminuam sua confiança em relação ao futuro da economia, atrapalhando a recuperação econômica. 

O Núcleo de Economia da ACISC é fruto do convênio entre a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara e conta com a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.

 Descrição: Assinatura Fran

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE