Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza palestra sobre processos trabalhistas

Notícias 26 de novembro de 2014

O Palácio do Comércio Miguel Damha sediou, na noite de terça-feira (25), a Palestra “Principais Causas de Processos Trabalhistas”, promovida pelo NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) do município, com apoio da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos). 

Durante a abertura do evento, Deonir Tofolo (vice coordenador do NJE) falou sobre os objetivos e as principais atividades do grupo. “O Núcleo de Jovens Empreendedores é formado por empresários e executivos dos mais diversos segmentos, dispostos a crescer profissionalmente e conscientes da necessidade do desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. Precisamos de novos integrantes para desenvolver eventos, especialmente cursos, palestras e workshops sobre temas de interesse da categoria. No início de 2015 lançaremos nosso cronograma de reuniões e esperamos contar com a participação de todos vocês”, concluiu Deonir Tofolo.

 Em seguida, Cassio de Mattos Dziabas Júnior (advogado atuante na área do Direito Trabalhista) falou sobre as principais causas de processos e esclareceu as dúvidas dos participantes. Para isso, o palestrante abordou os seguintes temas: registro, vale transporte, férias, segurança, função, gravidez, horas extras, contrato por prazo determinado e demissão. 

De acordo com Cassio de Mattos, os responsáveis pela administração e gestão de pessoas da empresa precisam identificar os focos causadores dos principais problemas laborais enfrentados pela organização. “O controle de documentos básicos pode ser facilmente estudado e compreendido. No entanto, é imprescindível arquivar procedimentos como contrato de trabalho, aditivo contratual por alteração de função ou condição de trabalho, acordo de compensação, controle de exames médicos, controle de intra e interjornada, alteração de horário e de jornada de trabalho, controle e gerenciamento da folha de pagamento e dos respectivos encargos sociais, controle da segurança e medicina do trabalho. Esse armazenamento certamente evitará problemas futuros”, alertou. 

Para o palestrante, “mais importante que saber negociar um bom acordo na Justiça do Trabalho é agir preventivamente para que o empregado não se sinta violado em relação aos seus direitos e, ainda que não faça mais parte da empresa, não tenha motivos para buscar qualquer direito na Justiça”.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE