Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Núcleo Incofran da ACIF produzirá sutiã especial para pacientes do HC

Notícias 07 de julho de 2016

Em três meses peça íntima começará a ser distribuída gratuitamente no Centro de Voluntários da Saúde do Hospital do Câncer de Franca 

O núcleo Incofran, formado por 10 empresários do segmento de confecção, do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) vai desenvolver um sutiã especial para as pacientes de Franca e região atendidas no Hospital do Câncer de Franca. A ideia do projeto é atender as mulheres que tiveram câncer de mama e precisaram fazer mastectomia. Hoje elas utilizam próteses de silicone ou polietileno que são costuradas manualmente do lado de fora do sutiã. 

“Já existe esse tipo de sutiã no mercado, mas tem um custo alto. O projeto é trazer para essas pacientes mastectomizadas, mas que não realizaram a reconstrução mamária. É uma maneira de contribuirmos com a sociedade, mas também de estimular a autoestima e a beleza destas pacientes oferecendo um sutiã confortável e pensado exclusivamente para elas”, destaca Elizabethe Moraes Silva, coordenadora do núcleo Incofran. 

A parceria foi firmada entre o grupo e o Centro de Voluntários da Saúde do Hospital do Câncer de Franca. Atualmente, as próteses mamárias para os casos de mastectomia são desenvolvidas pelos voluntários de maneira simples. Elas são costuradas como um “saquinho” em forma de gota e dentro contém polietileno. As próteses são doadas e a própria paciente é quem costura, com o auxílio de outro tecido, a prótese acoplada no sutiã. Com a parceria, o novo sutiã já terá uma abertura para inserir a prótese. 

“De início será uma lingerie básica e a nossa intenção é que depois de todo o processo de criação, modelagem e testes, em no máximo três meses nós consigamos já produzir na quantidade que o Centro de Voluntários da Saúde nos solicitar e de forma gratuita. Será em lycra tactel e o grupo Incofran vai confeccionar e custear esses sutiãs”, explica Elizabethe. 

Neste processo de criação, os empresários estão promovendo várias reuniões com as voluntárias e com profissionais do HC, para atender e respeitar as necessidades específicas de cada mulher, de acordo com o formato do corpo, tamanho e peso. Na noite desta quarta-feira, 6, uma fisioterapeuta orientou sobre a modelagem, o tipo de tecido e como fazer a adaptação exata da prótese no sutiã. 

“O encontro foi muito válido porque essa orientação vai facilitar o desenvolvimento do protótipo que será idealizado para suprir as necessidades das pacientes, além de oferecer conforto e elevar a autoestima”, avalia Cláudia Neves, agente do Empreender. 

Atualmente, a demanda é de 40 a 50 próteses por mês distribuídas às pacientes por meio de uma triagem realizada pelas assistentes sociais do hospital. Para o presidente do Centro de Voluntários do Hospital do Câncer de Franca, José Benelli, essa é uma parceria que tem tudo para dar certo. 

“Achamos bacana essa iniciativa dos empresários. Atitudes como essa faz com que fortalecemos as partes envolvidas e é uma oportunidade para que possamos mudar o mundo a nossa volta, oferecendo justamente o que a pessoa precisa. Dar um sutiã bonito e que a paciente coloque apenas a prótese, sem ter trabalho algum vai ser muito especial”, defende Benelli.

FERNANDA MARTINS

Assessoria de Imprensa ACIF 
Skype: imprensa.acifranca 
www.acifranca.com.br 
(16) 3711-1719

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE