Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Número de dívidas registradas em Sorocaba sobe no mês de abril, segundo banco de dados da Associação Comercial

Notícias 24 de maio de 2018

Para economista da Associação Comercial, alta pode estar relacionada ao aumento de gastos no início do ano 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha cinco meses do ano para pagar impostos. E essa é uma das principais causas do aumento da inadimplência registrado por um estudo realizado pela Associação Comercial de Sorocaba para avaliar o indicador no mês de abril. 

No período avaliado, houve aumento de 2,3% em registros de dívidas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Boa Vista Serviços. Também foi registrado crescimento de 4% no valor da dívida inseridas no sistema e de 6,6% no número de CPFs negativados.

 Para o economista da Associação Comercial/ Esamc Jr., Rafael Muscari, o primeiro semestre é marcado sempre pelo comprometimento extremo dos salários dos trabalhadores, que têm de arcar com despesas de impostos (IPTU, IPVA e outros), além de matrículas e materiais escolares. 

Por outro lado, o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, acredita que o cenário se reverta gradativamente em função da melhoria da atividade econômica. "Os juros continuam caindo e verificamos recuperação de renda e trabalho no primeiro trimestre do ano, o que deve levar a recuperação gradual do crédito”, explica.

Queda do AR – Aviso de Recebimento 

Com a queda da chamada “Lei do AR”, que obrigava o envio da carta de aviso de recebimento aos inadimplentes, o número de registros de dívidas aumentou, gerando maior credibilidade e consistência aos bancos de dados dos birôs de crédito.

“Essa exigência do AR vinha prejudicando os bons consumidores e o comércio num todo, com o crédito mais caro e dificultando os inadimplentes que queriam quitar suas dívidas. Hoje os consumidores voltaram a ser comunicados de maneira mais rápida através de carta simples, o que contribui para a redução de custo, da burocracia e oferecendo maior segurança no mercado de crédito”, conclui o presidente. 

Base de dados - Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontra respaldo na base de dados da própria entidade, que inclui relatórios emitidos pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Boa Vista Serviços. 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes. 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – assessora de imprensa

(15)3331-1003 / (15)99814-5665 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @ComunicaAcso

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE