Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Número de registro da dívida cai 1,5% em maio

Notícias 31 de maio de 2016

O número de registros de dívidas vencidas e não pagas caiu 1,5% em maio de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Associação Comercial de Sorocaba, que oferece o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em maio de 2015, haviam 199.062 registros, número que foi reduzido para 196.048 no mês que se encerra hoje (31).

            Por outro lado, houve aumento do número de CPF’s negativados no mesmo período. Em maio de 2015, 86.3255 pessoas estavam com problemas de inadimplência, atualmente, são 88.491 consumidores com dívidas atrasadas.

            Analisando o cenário econômico nacional é possível afirmar que os números da inadimplência em Sorocaba caminham para uma redução, acredita o presidente da Associação Comercial, José Alberto Cépil. Os motivos, explica ele, estão relacionados ao reaquecimento do mercado de trabalho, redução da emissão de cheques sem fundos no mês de maio, a sinalização de queda da inflação, além de ligeiro aumento da confiança dos consumidores que estaria ajudando na recuperação gradativa da econômica.

            “O cenário de inadimplência em Sorocaba começará a se reverter a partir do segundo semestre. Meu otimismo se justifica pelo aquecimento do mercado de trabalho no mês de março, fato este que nos diferencia e eleva a credibilidade de estarmos reagindo. Segundo o Caged, foram registradas em março mais contratações do que demissões. Em abril, os números voltaram a ser negativos em alguns setores, mas um dado positivo foi constatado na construção civil, setor que emprega milhares de pessoas e puxa a economia”, afirma Cépil.

            Outro motivo para acreditar na queda da inadimplência no segundo semestre, diz o presidente da Associação Comercial é o fato do número de cheques devolvidos em abril por falta de fundos (segunda devolução) apresentou redução de 17,2% na comparação com março. A informação foi divulgada no último dia 25 pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

            “A economia brasileira começa a dar sinais de ter passado pelo pior momento, no instante em que o presidente interino Michel Temer lançou uma agenda pró-mercado e um amplo apoio para acabar com uma crise política que paralisa o governo há meses”, explica. “Vamos torcer e acreditar que podemos criar uma Sorocaba melhor, e para que isso ocorra na prática, juntos devemos fazer a nossa parte para que a roda da economia comece a girar na direção do crescimento com os ajustes  para o desenvolvimento”, complementa.

            Por fim, Cépil acredita que o aumento da confiança do consumidor devido as medidas anunciadas acabará influenciando na redução da inadimplência também.


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE