Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Operação Boas Festas chega a supermercados e açougues

Notícias 27 de novembro de 2013

Técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e do Procon se reuniram na manhã desta quarta-feira (27) com representantes de estabelecimentos do ramo alimentício, na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). O objetivo foi esclarecer sobre a Operação Boas Festas, que entra agora na reta final com fiscalizações em supermercados e açougues para assegurar as condições dos produtos mais comercializados nesta época do ano.

“Temos a certeza de que os comerciantes não têm a intenção de infringir as regras, assim como a Vigilância Sanitária não tem o objetivo de sair autuando todo mundo. Portanto, o nosso objetivo ao promover essa reunião é esclarecer dúvidas e dar orientações para que o consumidor final seja o mais beneficiado”, argumenta Tânia Fukusen Varjão, presidente da ACMC.

A Operação Boas Festas é realizada desde 1º de outubro e vai se estender até 15 de dezembro. O balanço prévio apresentado ontem pela Vigilância Sanitária aponta que só no primeiro mês foram efetuadas 75 visitas a estabelecimentos – o foco inicialmente foram os restaurantes e rotisserias -, com três interdições em locais onde foram constatadas irregularidades graves.

“A principal irregularidade continua a ser a falta de higiene. Cerca de 30% dos locais visitados foram autuados por esse motivo”, observa Débora Iolanda Cardoso dos Santos, chefe da Vigilância Sanitária Municipal. “Em segundo lugar vem o descumprimento de determinações da Vigilância”, acrescenta.

A Cidade conta com mais de cinco mil comércios de alimentos, de ambulantes a hipermercados. Em razão disso, a atuação da Vigilância Sanitária se dá principalmente por denúncias, que podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria – 162 – ou direto no balcão da órgão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, próxima ao Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.

Nesta época do ano, em especial, a Vigilância lança a Operação Boas Festas focada nos estabelecimentos que comercializam produtos/serviços típicos com a finalidade de assegurar a qualidade dos alimentos que serão consumidos pela população e, assim, prevenir os riscos de surtos de intoxicação ou mesmo outros problemas de saúde.

“O trabalho é preventivo, orientando e verificando questões de armazenamento e exposição dos produtos, em especial, dos congelados. Muitas vezes, esses itens são armazenados em equipamentos sem condições ou, então, em geladeiras que são desligadas à noite, fazendo com que o produto descongele e congele novamente. Então, as pessoas devem ficar atentas a qualquer alteração na embalagem e formato do produto”, alerta a chefe da Vigilância.

O coordenador do Procon Municipal, Dori Boucault, ressaltou que o consumidor deve redobrar os cuidados na aquisição de produtos nesta época, sobretudo de alimentos. “Devem ser observados se o carimbo está legível, o prazo de validade e qualquer sinal de remarcação e adulteração”, orienta. “Essas irregularidades estão passíveis de fiscalizações da Vigilância Sanitária, Procon e da Polícia Civil”, conclui.  

Contato com a Imprensa

Mara Flores / Assessora de Imprensa

Tel: (11) 4728-4317

E-mail: imprensa@acmc.com.br


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE