O Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) demonstrou que o número de contratações cresceu em abril deste ano.
A agropecuária admitiu 6 pessoas e demitiu 2, num saldo positivo de 2 postos. A construção civil, um dos principais setores da economia que proporciona crescimento para diversos outros segmentos, fechou com resultado positivo de 171 vagas.
No comércio foram admitidos 1.371 funcionários e demitidos o mesmo número, sinalizando saldo nulo. No setor de serviços foram criados 3.554 cargos e desligadas 3.869 pessoas. A indústria contratou 1.157 e demitiu 1.239.
No balanço geral, foram criadas 6.686 oportunidades de emprego, contra 6.908 desligamentos, um resultado negativo de 222 postos de trabalho.
Para a economista da Associação Comercial de Sorocaba, Carla Giuliani, esses números foram menores que o esperado, pois a expectativa de recuperação do mercado de trabalho não aconteceu. “Aqui no Estado de São Paulo, em abril, teve o chamado ‘super feriadão’ que diminuiu a atividade econômica e, consequentemente, o número de ofertas de emprego”, destaca.
Comparativo 1º quadrimestre de 2021
Entre dezembro de 2020 e abril deste ano os resultados mudam de figura. A agropecuária neste período cresceu 3%. O comércio contava com 43.857 postos e passou para 44.041, um aumento de 184 empregos, significando majoração de 0,42%.
A construção civil teve o resultado mais impactante, aumento de 10,5%, referente aos 895 postos. Já a indústria passou de 48.781 empregados formais, em dezembro, para 50.646 em abril, criando 1.865 postos (3,8%). O setor de serviços fechou o 1º quadrimestre com um salto positivo de 2,8%.
“Considerando tudo o que a economia do município vem passando e os sacrifícios impostos a todos, por conta da Covid-19, esperamos que os próximos meses tragam melhores resultados”, finaliza a economista.
Sobre a Associação A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais: Facebook ACSO: /acsorocaba Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL Instagram ACSO: @acsorocaba Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba Twitter: @acsorocaba Canal no Telegram: t.me/acsorocaba Site: www.acso.com.br LARISSA COSTA
|