Em Sorocaba, a Páscoa deve ser dominada por ovos de chocolate artesanais e por clientes que farão mias de uma compra, gastando em média R$ 156,00 em compras no cartão. Ainda assim, mais de 50% dos consumidores não irão fazer compras ou estão indecisos.
É o que mostra levantamento da Associação Comercial de Sorocaba realizado em parceria com a Athon Ensino Superior com estabelecimentos que vendem chocolates em toda a cidade.
Entre 22 a 29 de março de 2023, em pesquisa de mercado, foram entrevistados 167 consumidores que moram em Sorocaba, distribuídos entre todas as classes socioeconômicas: A, B, C e D/E.
Com a diminuição dos efeitos da pandemia, o brasileiro volta aos poucos à rotina social com os encontros em família e amigos para as comemorações das datas especiais, entre elas, a Páscoa.
Mesmo num cenário de aumento do custo de vida, principalmente causado pelo preço dos alimentos e combustíveis, a pesquisa aponta que 57% dos consumidores realizaram compras de Páscoa em 2022 e, em 2023, 46,8% dos entrevistados afirma que vai realizar compras na Páscoa de 2023; 31% responderam que não vão realizar nenhuma compra e 21,2% ainda estão indecisos.
Os resultados são consequência de como a economia foi duramente afetada pela alta dos preços do chocolate, pela guerra na Ucrânia e também pelo retorno da inflação, ocasionando um aumento generalizado nos preços, diminuindo o poder de compra das pessoas, gerando incertezas em relação ao futuro, passando a controlar melhor os gastos e, consequentemente, diminuindo o consumo de alguns itens considerados supérfluos.
Mesmo neste cenário adverso, dentro os consumidores que comprarão presentes, a maioria deles – 58,4% - afirmou que vai comprar mais de um presente com expectativa de gastar, aproximadamente, R$ 156,00, valor maior que o gasto em 2022.
Em relação às formas de pagamento, 58,6% afirmaram que vão utilizar o cartão de crédito, 19,5% cartão de débito e 18,4% PIX.
A grande maioria dos entrevistados, (82,2%), afirma que vai presentear com ovos de chocolate, valor praticamente igual ao gasto em 2021.
Destes consumidores de ovos, 59,1% optaram pela compra de ovos artesanais, que já representam quase metade do volume consumido durante a Páscoa.
Este comportamento é facilmente explicado como sendo uma forma de economizar, já que os itens artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) têm um preço médio menor que os industrializados.
Quanto ao local escolhido para as compras dos ovos e presentes a maioria, 49,6% dos entrevistados, afirma que vão realizar suas compras no comércio ou nos produtores de ovos artesanais, 43,2% em supermercados, 14,3% em shoppings centers, 7,0 % na Internet e o restante no comércio de rua de Sorocaba.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br