Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Palestra de Atualização Profissional da Aicita leva mais de 300 pessoas ao Salão Nobre da USF

Notícias 26 de julho de 2013

Palestra de Atualização Profissional da Aicita leva mais de 300 pessoas ao Salão Nobre da USF


A baixa temperatura não foi páreo para as mais de 300 pessoas que compareceram na noite de ontem (quinta-feira, dia 25) no Salão Nobre da Universidade São Francisco (USF) no evento da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita). A Palestra de Atualização Profissional apresentou ao público Novos Mercados, Novas Competências – As Atitudes Que Fazem Diferença, de Claudio Tomanini, especialista em Marketing e Vendas. 

Foram 2h15 de palestra que prendeu a atenção do público com momentos de riso, descontração e muito papo sério, através de mensagens de impacto e estímulo para se manter no mercado. Ao final, ainda houve o sorteio de livros de autoria do palestrante, que já prepara mais um título, onde reunirá depoimentos de 12 referências de sucesso no mundo das vendas do Brasil, incluindo Silvio Santos. 

Esta palestra é uma das cinco ações do Programa de Parceria Continuada, realizada pela Aicita em parceria com Academia NaAtiva, Asometra, Audace, ATTour, Centrográfica, Consulmark, Dry Clean, Fisk, Itapel, Itatibatur, Jornal de Itatiba – Diário, Objetivo, Placo Center, ProInvest, Reinaldo Imóveis, Simões Cabral, SysHelp, Tartari, Unimed e Vilage.

 

Conceitos e inovação

Ao final da palestra, o público ainda reforçou a importância deste investimento. “Vim em nome da empresa e vou passar para a equipe que é preciso se esforçar mais e entender primeiro o que o cliente quer para depois pensar em um produto e algo novo para melhorar o atendimento. Valeu muito a pena. Ele é muito bom”, elogiou Jaqueline Bredariol, da Conveniência do AutoPosto Itamax.  

Ter os objetivos traçados para não parar no tempo também foi destaque da noite. “É bom ter a motivação para estar sempre definindo ou redefinindo suas metas. A gente vai decaindo um pouquinho, acontece com todo mundo. Por isso, precisamos sempre ter um ‘start’ para nos motivar de novo. A gente precisa de um empurrãozinho para começar a rever nossos conceitos e essas palestras são ótimas para isso”, avaliou Daniel Bolsanelli, da ProInvest.

“Gostei da palestra como um todo, mas a parte de inovar me chamou muito a atenção”, contou Maurilene Polessi, da Scavone. “Tudo que eu ouvi vai ser usado. Vamos repassar para a equipe e acho que vai ser muito bom para nós. Coube direitinho no momento que a empresa está vivendo, de mudança, justamente para se manter no mercado e conquistar mais clientes”, completou Maura. 

O salão da USF também contou com diversas equipes presentes. Nelson Consiglio, da distribuidora de maquiagem MIG Cosméticos, levou dez colaboradores. “Conheço o Claudio há 20 anos, trabalhamos juntos uma época. Quando recebi o convite, inscrevi todo mundo. Foi a primeira vez que vi uma palestra dele e adorei, estou encantado”, reconheceu. Há mais de quatro décadas na área de Vendas, Consiglio destacou a importância de reservar um momento para este tipo de ação. “Na convenção de fim de ano da empresa, repassei à equipe os grandes motes que ele falou: planejar, reinventar, buscar competência e ter conhecimento”, acrescentou.

 

Qualidade de vida deve estar associada ao trabalho

Dentre os ensinamentos repassados aos profissionais presentes, houve até neologismos, como provenitivo, palavra criada a partir da junção de provisório e definitivo. O alerta: é preciso tomar cuidado com o provenitivo. Após a palestra, Claudio Tomanini fez algumas observações específicas do público de Itatiba. Uma delas foi sobre a duração do evento. “Extrapolei em 30 minutos e não senti o público dando feedback de que eu tinha passado do tempo”.

 Outra percepção foi do impacto do público sobre posturas que precisam ser reavaliadas e mudadas. “Notei que alguns empresários vieram para o município para ter qualidade de vida e esqueceram que, independente de onde está, qualidade de vida não está associada a não trabalhar intensamente sobre competitividade. Você tem que trabalhar como se estivesse em uma grande metrópole, exatamente igual, só que com menos trânsito, um ar melhor, isso que é qualidade de vida”, ressaltou.

Segundo o palestrante, as pessoas associam muito qualidade de vida com trabalhar menos. “Pensam que é abrir uma lojinha, sair e voltar mais tarde, almoçar em casa... Isso não é verdade. Os que tiveram sucesso e estão relativamente acomodados, agora começam a ter necessidade de profissionalização muito mais intensa. E estão desesperados porque ainda associam que perderão qualidade de vida porque terão que trabalhar. Mas o que se chama agora é a busca de competitividade se quiserem continuar vivos. Pois a forma de se ter freguesia mudou. É preciso entender de cliente e quebrar a cabeça, porque vai precisar inovar e se reinventar”, declarou Tomanini. 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE