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Papo de Empresário: Carlos Eduardo Octaviani – Dona Castanha - Mac D’Oro Comercial Ltda.

Notícias 08 de fevereiro de 2022

A coluna Papo de Empresário do O Informativo foi conhecer um pouco mais sobre a Mac D’Oro, uma empresa de Osvaldo Cruz que está presente em diversos lugares no Brasil e no mundo.  Especializada em produção e beneficiamento de castanhas, lançou a marca Dona Castanha e conquistou o paladar de muitas pessoas.

 

Fomos ouvir Carlos Eduardo Octaviani, o Kadú, que está à frente da empresa e nos contou um pouco dos sonhos, histórias e desafios da empresa. Confira:

 

O Informativo: A empresa existe há quase 27 anos e de onde surgiu a ideia de montar a Dona Castanha?

 

Kadú: A Dona Castanha veio de um projeto de termos quiosques comercializando nozes e castanhas gourmets de sabores diferenciados em todo o Brasil através de uma rede de franquias própria e pela internet.

 

Na época já tínhamos a Mac D’oro Comercial Ltda, empresa que já estava comercializando as nozes de macadâmia nos sabores Natural, Salgado, Com Mel, Agridoce E Picante.

 

Um de nossos clientes era uma empresa conhecida que já trabalhava com este modelo de negócio de quiosques com franquia em todo o Brasil, mas seus franqueados viviam reclamando dos preços abusivos de sua mercadoria.

 

Fizemos um estudo prévio e vimos a possibilidade de entrarmos neste negócio de quiosques de nozes e castanhas com franquias.

 

Contratamos então uma engenheira de alimentos em São Paulo e ficamos por 2 anos desenvolvendo vários sabores gourmets de nozes e castanhas para vendermos apenas em nossos quiosques a princípio.

 

Começamos com os quiosques próprios e ficamos com 4 quiosques 4 anos rodando São Paulo em diversos shoppings (como Shopping Higienópolis, Shopping SP Market, Shopping Granja Viana, Shopping Market Place, Shopping Nações Unidas, Shopping Tamboré). Nossa operação no começo trabalhava apenas com as nozes e castanhas sabores gourmet, que não sustentavam a operação, e posteriormente, desenvolvemos a linha de gelato italiano, com as coberturas de nozes e castanhas diferenciadas, além de sabores de gelatos como: Macadâmia com Mel (Zero Lactose), Pistache (Zero Lactose), Chocolate com Leite de Macadâmia (Zero Açúcar/Vegano), Detox (Zero açúcar / Vegano), Limão Siciliano (Zero açúcar/ Vegano), Chocolate com Avelã, Café com Menta entre outros.

 

A operação de nozes e castanhas com o gelato se mostrou bem mais sustentável, porém nossa última operação fechou em julho de 2021 (ano passado) devido ao COVID 19 e falta de uma pessoa para este braço da empresa.

 

O Informativo: No início vocês já plantavam e beneficiavam os produtos que comercializam?

 

Kadú: Sim. Desde o início, quando a plantação de macadâmia começou a produzir seus primeiros frutos, foi aberta a Mac D’oro Comercial Ltda para a comercialização das nozes de macadâmia natural e salgada. Mas no início trabalhávamos apenas com as macadâmias natural e salgadas.

 

O Informativo: E como foi o projeto de industrialização?

 

Kadú: Tudo foi bem dinâmico. No começo comercializávamos apenas as macadâmias naturais e salgadas, depois, tivemos as macadâmias com sabores e depois fomos para os quiosques e Loja Virtual.

 

O Informativo: Quais os principais canais de vendas?

 

Kadú: Hoje nossos principais canais de vendas são, a internet onde vendemos diretamente aos clientes finais, lojistas que compram nossas nozes e castanhas para a comercialização em seus comércios, fábricas de sorvetes e chocolates, que compram a macadâmia para a matéria prima de seus produtos e empresas e empresas que buscam brindes corporativos saudáveis em embalagens diferenciadas com nozes e castanhas. Agora estamos lançando as embalagens de 30g personalizadas para festas e eventos, que acreditamos ter muito interesse pelas pessoas em aniversários e festas de casamento por exemplo, e em empresas para feiras e eventos. Estamos lançando também a venda para pessoas sem loja física, tipo personal trainners, nutricionistas, vendedoras de cosméticos autônomos, etc, que já tenham uma clientela e que gostariam de ganhar uma comissão de 20% a 25% nas vendas.

 

O Informativo: Os pontos de venda atuais são de administração da Mac D’Oro ou vocês trabalham com franquia da marca Dona Castanha?

 

Kadú: O último quiosque Dona Castanha que estava operando no Shopping Nações Unidas (embaixo do Hotel Hilton), no corredor de acesso ao Shopping D&D, em São Paulo, foi fechado no ano passado (julho 2021), devido a Covid-19. Hoje estamos apenas com a fábrica, vendendo aos clientes mencionados anteriormente, e a loja virtual.

 

O Informativo: Como foi o processo de migração para vendas online?

 

Kadú: Quando iniciamos os quiosques, vimos a oportunidade de trabalharmos também com a loja online, pois com ela, poderíamos vender para outros estados onde os quiosques ainda não estavam ou iriam demorar a chegar.

 

O Informativo: E como surgiu a ideia e a oportunidade de vender para fora do país?

 

Kadú: Em 2019 participei do programa PEIEX da APEX Brasil (em São Paulo) e no final de 2019, participamos da Anuga, feira em Colognia, na Alemanha, realizando nossa primeira exportação para a Rússia no começo de 2020. Após o início da pandemia, não conseguimos efetivar nenhuma exportação, pois nosso produto (Sabores Gourmet) era direcionado às redes hoteleiras e aviação, porém, hoje continuamos em negociações com a China e USA.

 

O Informativo: Qual é o diferencial da Dona Castanha no mercado que vocês atuam?

 

Kadú: A Dona Castanha não consegue ser 100% orgânica, então ela trabalha na linha de “quanto mais orgânica e saudável melhor”. Utilizamos açúcar demerara orgânico em todas as nossas receitas doces. Acredito que o principal diferencial seja a qualidade de nossos produtos que saem da fábrica sempre com o mesmo padrão e sempre fresquinhos, além dos sabores gourmet de nozes e castanhas exclusivos e diferenciados. Alguns de nossos sabores: Mix de Nozes e Castanhas Lemon Pepper, Mix de Nozes e Castanhas Defumada (defumada naturalmente), Castanha de Caju com Açaí, Castanha de Cajú com Páprica Defumada, Castanha de Cajú com Chocolate com Pimenta.

 

O Informativo: Falando agora como associado, como você avalia a relação da sua empresa com a ACEOC?

 

Kadú: Gostamos bastante da ACEOC pelos cursos e treinamentos que muitas vezes são ministrados na cidade, nos ajudando a deixar nossos colaboradores sempre bem atualizados, além do suporte prestativo que sempre nos foi dado.

 

 

 

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