Nesta edição, a Coluna Papo de Empresário foi conversar com João Chaves da Silva, ou o João da Panificadora Atenas, empresa que fundou em 2005.
João contou um pouco sobre a sua trajetória no ramo da panificação, dos desafios, sonhos e conquistas, como o mercado evoluiu e sobre as adaptações necessárias para atender consumidores cada vez mais exigentes. Confira:
O Informativo: Quando a empresa foi fundada?
João Chaves da Silva: Em outubro de 2005, este ano completamos 17 anos de empresa.
O Informativo: Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional:
João: Trabalho desde 1991 como padeiro. Aprendi a profissão de panificação em Campinas, e segui com ela em Osvaldo Cruz.
Passei por muita dificuldade para montar a minha panificadora, precisei trabalhar dia e noite em outras panificadoras de Osvaldo Cruz para juntar fundos e conseguir montar a minha.
Iniciei a atividade em Osvaldo Cruz em 2005, demorei cinco anos para realmente montar a panificadora como desejava. Iniciei com apenas uma máquina, aos poucos ia comprando mais, deixava o maquinário guardado na casa de familiares, na minha casa, pois não tinha condições de alugar um prédio para alocar o equipamento ainda.
Fiz cursos de empreendedorismo através da Associação Comercial de Osvaldo Cruz, que serviram de suporte para conseguir administrar meu negócio, os temas envolviam as compras, o estoque, a organização, capital de giro, entre outros.
O Informativo: Você enfrentou desafios ao longo do tempo da empresa?
João: Sempre existiram e sempre existirão as crises, um verdadeiro empresário precisa saber passar por elas e sobreviver.
Tive que aprender a passar por elas com disciplina, sabendo separar muito bem as coisas. Dinheiro da empresa é dinheiro da empresa, dinheiro particular é dinheiro particular.
Tendo essa disciplina, mantendo os pés no chão e trabalhando a perseverança, sempre venceremos.
O Informativo: Quantos funcionários trabalham na empresa atualmente?
João: Trabalham na empresa cinco funcionários e três pessoas da família, que são eu, minha esposa Renata, e nossos dois filhos, João Renato e Guilherme. No total são oito pessoas que trabalham diariamente na Panificadora Atenas.
O Informativo: O consumidor se tornou mais exigente com o passar do tempo?
João: Sim, o consumidor está cada vez mais exigente, por isso é essencial sempre fazer cursos para se capacitar ainda mais e oferecer sempre inovações para atendê-lo.
O Informativo: Vocês precisaram agregar mais produtos e valores para o consumidor ao longo do tempo?
João: Com certeza agregamos produtos e valores na empresa. Eu vou frequentemente a São Paulo para fazer cursos e aprender novas receitas, para ofertar aos nossos clientes sempre o melhor.
O Informativo: Quais os principais desafios e mudanças necessárias para se manter competitivo no mercado?
João: Acredito que o desafio seja sempre inovar com novas receitas e estar sempre atualizado para servir os clientes.
O Informativo: Falando agora como associado, como você avalia a relação da sua empresa com a ACEOC?
João: Eu avalio positivamente, pois como contei na entrevista, a ACEOC foi muito importante para a minha capacitação e preparação para a vida de empresário. Foi graças a ela que eu consegui acesso a cursos de gestão que me ajudaram a organizar minha empresa e administrar ela da melhor forma possível.
Agradeço pela oportunidade e aproveito para indicar que os empresários e as pessoas que desejam empreender aproveitem a Associação Comercial que temos em Osvaldo Cruz.