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Parcela de consumidores que pretendem presentear no Dia dos Pais tem queda em relação a 2021

Notícias 12 de agosto de 2022

58% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais desse ano, segundo uma pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, e divulgada pela Associação Comercial de São João da Boa Vista-SP. Em 2021, no mesmo período, 62% declararam ter intenção de compra para a data.  

Entre os 42% dos consumidores ouvidos pela Boa Vista que não vão fazer compras para a data, 28% não o farão por conta do endividamento. 24% não têm esse hábito, enquanto 18% apontaram a diminuição da renda como principal motivo. A priorização de outras despesas e o desemprego foram os outros dois motivos apontados, com 16% e 16% das menções, respectivamente.

Neste ano, a escolha do presente será pautada, principalmente, pela necessidade e valor do presente. Enquanto 32% levarão em conta a utilidade do presente, 31% tomarão a decisão baseada no preço. Além disso, valores e práticas sustentáveis adotadas pelas marcas foram citados por apenas 6% dos respondentes.  

Ticket médio aumenta, mas consumidor não quer gastar mais
Com o cenário econômico pouco favorável, 49% dos consumidores declararam ter a intenção de gastar uma quantia similar ao ano passado. Em paralelo, 26% devem gastar mais e outros 25% desejam pagar menos do que em 2021. Mesmo considerando importante presentear nesta data, entre os consumidores que pretendem gastar menos, 46% gastarão menos devido à alta dos preços, 37% pretendem priorizar outras contas e 17% alegaram ter sofrido uma redução nos ganhos familiares.

No entanto, o gasto médio planejado pelos consumidores neste ano deve ficar em torno de R$ 174, ao passo que o ano anterior registrou R$ 137 -- um aumento de R$ 37. Vale ressaltar que 60% dos consumidores consideram gastar no máximo R$ 200.

“Fatores como a alta na taxa de juros e a crescente inadimplência ajudam a explicar o comportamento mais comedido do consumidor em relação às compras para o Dia dos Pais. A inflação também fez com que o poder de compra do consumidor diminuísse nos últimos trimestres e, naturalmente, o consumidor tem priorizado os gastos do dia a dia”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Vestuário e eletrônicos são os preferidos
Em linha com outras datas comemorativas, os itens mais procurados pelo consumidor serão os de vestuário e calçados, com 36% das menções. 20% vão escolher acessórios como presente, enquanto 18% vão preferir itens de perfumaria. 9% indicaram smartphones e celulares como presente, 7% dos consumidores comprarão bebidas e 4% outros eletrônicos.

Em relação aos locais para realizar as compras para a data, 60% dos consumidores declararam que pretendem comprar de maneira presencial, retomando os hábitos praticados antes da pandemia. As lojas de bairro terão a preferência de 47% dos consumidores, seguidas das lojas de shopping com 39% da preferência.  

Já em relação ao pagamento, 61% pretendem comprar à vista, enquanto os outros 39% optarão pelo parcelamento. Entre eles, 39% pagarão a compra com o cartão de débito, enquanto 30% vão usar o cartão de crédito. O PIX já faz parte do portfólio de meios de pagamento do consumidor, e será considerado por 14% deles no momento de pagar as compras de presentes para o Dia dos Pais.

Entre os 40% que pretendem parcelar a compra, 87% o farão pelo cartão de crédito. O PIX parcelado também já parece fazer parte dos hábitos dos consumidores, registrando 4% das menções. Por fim, a pesquisa ainda testou a hipótese de contratação de algum tipo de crédito pessoal por parte dos consumidores, caso precisassem complementar a renda para aumentar o poder de compra nesta data comemorativa.  

Questionados, 52% afirmaram que certamente não contrariam crédito para essa finalidade. 17% indicaram que provavelmente não fariam nenhuma busca por crédito. Apenas 31% deles estariam predispostos a fazerem esse tipo de contratação para apoiar com as compras do período (22% provavelmente e 9% com certeza contratariam).

Metodologia
A Pesquisa Sondagens com os Consumidores – Dia dos Pais 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra do consumidor para a data comemorativa, além de investigar questões como hábitos de compra e formas de pagamento. O levantamento entrevistou cerca de 500 respondentes das principais regiões do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3,6%, para mais ou para menos.?

Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site MailScanner has detected a possible fraud attempt from "emkt.boavistascpc.com.br" claiming to be MailScanner has detected a possible fraud attempt from "emkt.boavistascpc.com.br" claiming to be www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE