Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Parceria entre Associações Comerciais e Ministério do Empreendedorismo amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial

Notícias 02 de outubro de 2024

A Rede de Associações Comerciais e o Ministério do Empreendedorismo (MEMP) planejam uma parceria estratégica para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas e dos MEIs aos programas de apoio e desenvolvimento empresarial. 

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Facesp e as demais Federações vão assinar Acordos de Cooperação Técnica com o Ministério. Desta forma, as entidades passarão a integrar a “Rede Nacional de Apoio à Política do MEI”, que também abrangerá as MPEs e está sendo estruturada pelo Ministério. 

A missão deste grupo será a de replicar e promover informações e, assim, garantir que os programas desenvolvidos pela pasta “alcancem a ponta”, ou seja, que mais empreendedores tenham conhecimento dos projetos e possam aproveitar os benefícios. 

A Rede de Associações Comerciais utilizará a capilaridade para multiplicar, por exemplo, informações de como aderir ao Programa Acredita - que oferece linhas de crédito (Pronampe e Procred 360), os passos necessários para renegociar as dívidas com instituições financeiras (Desenrola CNPJ); ou, ainda, como obter e quais são as vantagens do novo cartão de crédito do MEI. 

Mobilizações regionais, com a presença das ACs, de autoridades políticas e empresariais e, principalmente, de empreendedores locais, estão sendo programadas.  

DEFESA DO SIMPLES 

A expectativa é que a partir deste movimento de integração, o MEMP apoie as Associações Comerciais em pautas importantes, como a defesa do Simples Nacional na Reforma Tributária e a atualização do teto de faturamento. 

Uma nova reunião de alinhamento com o Ministério foi realizada na sede da Facesp, nesta semana. O encontro, um desdobramento da reunião que ocorreu em julho, contou com a participação do presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait Neto; do diretor de Fomento do Ministério, Marcelo Strama; do coordenador-geral de programas de fomento da Secretaria Nacional do Microempreendedor Individual, Paulo Barbosa; além do vice-presidente da Facesp, Ary Russo, e da conselheira da Federação, Vera Lúcia Alves da Rocha.  

Cotait ressaltou que “as Associações Comerciais estão sempre à disposição para impulsionar toda e qualquer iniciativa que beneficie o pequeno negócio e facilite o ato de empreender e de gerar emprego”. 

O presidente da CACB e da Facesp alertou que “os programas de oferta de linhas de crédito precisam estar muito bem articulados com as instituições financeiras, caso contrário, o trabalho de propagação das informações será totalmente em vão”. 

“De nada vai adiantar se a Associação Comercial levar ao conhecimento do comerciante que há uma linha de crédito com taxas atraentes e demais benefícios, se quando ele chegar para fazer a operação, o gerente do banco não souber nem mesmo do que se trata”, ponderou Cotait. 

DIÁLOGO 

“Mais do que divulgar as oportunidades, esta rede nos fornecerá subsídios para que possamos planejar ações que realmente facilitem a vida de quem empreende, como esta proposta de articulação com as instituições financeiras, no qual já vamos nos debruçar. O diálogo será aberto e permanente”, disse o diretor de Fomento do Ministério. 

Cotait pediu apoio dos representantes do Governo Federal na defesa do Simples. “O Ministério, que tem no nome o Empreendedorismo, precisa fazer coro ao alerta que há tempos vem sendo feito por nós, que representamos a classe responsável por sete a cada 10 empregos gerados no País: a Reforma Tributária, como está hoje, pode destruir o Simples Nacional. Temos que lutar, juntos, para manter tudo o que foi construído”, finalizou. 

Mais informações:

Cleber Lazo - Comunicação Facesp | cleber.lazo@facesp.com.br | (11) 3180-3539 / (11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 60 anos de existência, é a legítima representante do empreendedorismo e da livre iniciativa, porque ouve e representa as 420 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado. A Rede Facesp corresponde a uma força única, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico e da valorização das micro e pequenas empresas.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE