Páscoa deve movimentar R$ 2,1 bilhões no Brasil
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08 de abril de 2022
A data mais doce do ano deve movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo brasileiro. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha o levantamento do Sebrae, que apontou um crescimento de 57% na abertura de negócios voltados para a fabricação de produtos derivados de cacau e chocolate. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) aguarda um avanço de 17% em relação às vendas da Páscoa de 2021 e cerca de 23% se comparado com o período de 2020.
De acordo com a CNC, o volume de vendas em todo Brasil deve ficar 1,9% maior que no ano passado, já descontada a inflação. Mesmo com a alta, o resultado permanecerá 5,7% menor que em 2019 (R$ 2,29 bilhões), período anterior à pandemia de Covid-19.
Para essa Páscoa, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior levantados pela CNC, a quantidade importada de chocolates foi de 1,43 mil toneladas, volume 8% maior que no ano passado, mas menor que o comprado em 2019 (1,87 mil toneladas). Por outro lado, o bacalhau, um dos pratos típicos da data, apresentou um recuo de 17% em relação às quantidades importadas para a Páscoa de 2021. A alta do dólar é um dos motivos que tem influenciado essa compra.
A presidente da ACMC, Fádua Sleiman, lembra que nesta edição, as vendas de Páscoa começaram mais cedo em decorrência da suspensão do Carnaval de rua. “No fim de fevereiro os comércios já estavam vendendo os ovos e produtos para produzir os chocolates. Notamos que o movimento nas lojas vem crescendo, tendência que deve ser intensificada nos próximos dias”, analisou.
Segundo informações do Sebrae, os pequenos negócios que produzem chocolates têm crescido. Em 2019, foram abertos 1.526 estabelecimentos do tipo, já no ano passado, esse número chegou a 2.397 novos empreendimentos, dos quais 2.319 foram constituídos por microempreendedores individuais (MEI). “Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia, e começaram a empreender para conquistar sua renda, e agora, muitos veem os negócios crescerem e se expandirem”, afirmou Fádua.
Prêmios
Para estimular a compra nas lojas mogianas, a ACMC lançou a campanha Mogi Show de Bola, ação do programa Compre no Comércio Local. O primeiro sorteio será no dia 14 de abril e sorteará três pipoqueiras (esse prêmio substitui o aparelho de fondue, que foi divulgado erroneamente como a premiação). Para participar, basta adquirir R$ 50,00 em compras nas lojas participantes e preencher o cupom, que é cumulativo, ou seja, é válido para todos os sorteios subsequentes. A iniciativa conta com o patrocínio master de Shibata Supermercados, O Boticário, Oscar Calçados, Contamec, Aquatec Purificadores de Água e Tintas Líder.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil