As datas comerciais são decisivas, principalmente no varejo. Mas, todas as empresas, independentemente do setor em que atua, pode se beneficiar com datas especiais, seja comercial ou institucionalmente.
É o que garante o consultor Adriano Pedro Bom, entrevistado pela ACE Holambra para falar do tema. “Há muito o que se possa fazer em datas comemorativas, mesmo para empresas que não têm produtos relacionados à ocasião. Isso é possível, porque nesses momentos a população está naturalmente mais atenta às notícias e novidades relacionadas à data especial. Basta, então, estabelecer uma estratégia que faça uma conexão entre aquilo que se comemora e os produtos ou marca da empresa”, ensino Pedro Bom, que é mentor empresarial, especialista em marketing e em Vendas B2B e B2C.
O que uma loja de produtos para piscinas tem a ver com a Páscoa?
Aparentemente, nada! “O importante é que toda ação esteja vinculada a um objetivo que a empresa deseje alcançar com a campanha”, afirma Adriano Pedro Bom. “Imaginemos que a loja que comercialize artigos para manutenção e limpeza de piscinas tenha por objetivo tornar a empresa mais conhecida. A empresa pode fazer algo que chame a atenção positivamente, de forma criativa, original. Imagine que os proprietários comprem um ovo da páscoa gigante para sortear entre os clientes que realizarem compras até a data da Páscoa, e o deixem exposto, em destaque, em um ponto estratégico da loja”, exemplifica. “Só a presença do ovo gigante na loja já chamará a atenção. Provavelmente os, clientes tirarão selfies com o ovo, postarão nas redes sociais, comentarão com os amigos e, assim por diante. Já o sorteio será um novo momento para viralização da notícia, com mais fotos com o ganhador, inclusive”.
Varejo x Serviços
De acordo com Adriano Pedro Bom, usar datas temáticas funciona tanto no varejo quanto em outros setores, como na área serviços. “Esse setor, inclusive, tem uma particularidade muito positiva: em geral, há contato e interação entre o prestador de serviço e o cliente. Essa característica pode favorecer o desenvolvimento de campanhas com cunho mais emocional”, afirma.
Um exemplo oferecido pelo especialista: entregar um presente simbólico para os clientes que são fiéis à empresa, incluindo um cartão simpático assinado à mão, com os cumprimentos adequados à ocasião e o agradecimento pela fidelidade.
Veja as dicas do especialista para aproveitar a data na sua empresa:
1) Buscar conhecer mais profundamente o que a Páscoa representa para diferentes perfis de público e que conheçam as histórias envolvidas com o tema (por que o ovo? por que o coelho? por que se comemora em um domingo?), e que utilizem essas informações para desenvolverem campanhas temáticas de marketing. Ao instigar a curiosidade do leitor, chamam a atenção para sua marca.
2) Pensem nas crianças: uma pessoa vestida com a fantasia de coelho na entrada de uma loja de brinquedos ou doces, por exemplo, pode chamar a atenção das crianças. E, dentro da loja, todo atendente e vendedor vestidos de forma caracterizada completam o quadro. Toda criança ganha um pirulito sabor chocolate.
3) Cashback - No mês da Páscoa, a cada R$ 200,00 em compras, por exemplo, o cliente ganha um vale-compras de R$ 30,00 para utilizar no mês seguinte.
4) Sorteio dirigido: elabore um jogo de 'verdadeiro' ou 'falso' a ser preenchido pelo cliente no interior da loja a cada compra, com afirmações sobre a história da Páscoa e sobre o próprio estabelecimento. Aqueles que acertarem todas as proposições, concorrerão a um prêmio sorteado no dia da Páscoa. Para responder ao desafio, o cliente acabará por pesquisar sobre a loja e sobre a Páscoa antes de responder.
5) Concurso cultural (para o público em geral, não necessariamente clientes). Pode ser divulgado nas redes sociais, inclusive. O desafio deve relacionar a empresa ou seus produtos/serviços com a Páscoa. Por exemplo: Complete a frase "Ser cliente da empresa "x" torna minha Páscoa mais especial porque _______ .
As duas melhores respostas serão premiadas com uma cesta de chocolates e colombas especiais no valor de R$ .....,00 " . Importante: é necessário deixar clara a regra de participação do concurso (datas de início e fim do concurso, quem pode participar, forma de divulgação de resultados, entre outros).