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Passada a Copa, confiança do consumidor brasileiro sobe 4 pontos em julho, aponta INC da Associação Comercial de SP

Notícias 11 de agosto de 2014

Aumento do Índice Nacional de Confiança captou volta à normalidade das vendas, empregos e preços; pela 1ª vez, o consumidor do Nordeste está mais otimista que o do Sudeste

O Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo informa que a confiança do consumidor brasileiro subiu quatro pontos em julho, marcando 144 pontos ante 140 em junho. O INC varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo.

Para a ACSP, o aumento captou o efeito pós Copa do Mundo, com a volta da economia e das vendas à normalidade – e a queda de preços de produtos inflacionados na época da Copa. A entidade alerta que a subida é pontual e não configura tendência de alta – para isso, são necessários cerca de três meses.

“O aumento é circunstancial e se soma à melhora de outras variáveis, como o IPCA de julho, que surpreendeu e foi praticamente zero, apontando para estabilidade. Porém, é preciso aguardar os próximos meses para avaliar melhor o cenário”, afirma Rogério Amato, que é presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), além de presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).  

A pesquisa, encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos, foi feita entre 20 e 31/7 em todas as regiões brasileiras.

 

Confiança do Nordeste ultrapassa Sudeste pela 1ª vez

Pela primeira vez desde que o INC começou a ser feito - em 2005 - o consumidor do Nordeste está mais otimista do que o do Sudeste. Com boas safras agrícolas decorrentes das chuvas, a confiança no Nordeste marcou 135 pontos em julho ante 127 em junho. Já no Sudeste, com a persistência da estiagem, o INC foi de 134 pontos em julho - mesmo assim, quatro pontos a mais do que em junho. No Sul, o índice foi de 168 pontos ante 173 em junho. E na região Norte/Centro Oeste, o otimismo continua o mais alto, puxado pelo agronegócio (189 pontos ante 188 em junho).

 

Classe AB está mais otimista

Refletindo o dado positivo do IPCA de julho e a volta dos preços à normalidade depois da Copa, a confiança dos consumidores da classe AB subiu 5 pontos: foi de 130 pontos em julho ante 125 em junho. Eles voltaram a gastar com passagens aéreas e hotéis, que antes estavam mais caros por causa da Copa. Na classe DE, o INC foi de 130 pontos, três a menos do que em junho, possivelmente um reflexo dos preços ainda altos de alimentos – mesmo com tendência de estabilização, eles continuam em patamar alto. A classe C permanece a mais otimista e registrou 149 pontos ante 145 em junho.   

 

Boa impressão sobre emprego

Outro dado que chama a atenção no INC é a queda do número médio de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego: foi de 3,8 pessoas em julho ante 4,3 em junho. A possível razão é que, passada a Copa, as contratações voltaram à normalidade. Outra boa notícia é que em julho 35% dos entrevistados disseram estar seguros no emprego. Em junho, eram 31%.  

 

Salto nas regiões metropolitanas

Nas Regiões Metropolitanas pesquisadas houve um salto de confiança. O INC foi de 146 em julho contra 135 em junho. Após a Copa, o turismo de negócios nas RMs -  principalmente São Paulo - voltou a movimentar serviços, hotéis e eventos.

 

Veja tabela com mais dados:


 

Acesse a íntegra do INC/Ipsos com dados de julho de 2014:

 


http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_agosto_2014.pdf

 

  

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 

 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 


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