Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pela 1ª vez, Impostômetro da Associação Comercial de SP marca R$ 1,6 trilhão, neste sábado (21/12)

Notícias 20 de dezembro de 2013

Pela primeira vez desde que foi criado, em 2005, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir R$ 1,6 trilhão. Será neste sábado (21/12), por volta das 13h40.

O valor corresponde a todos os impostos, taxas e contribuições destinados à União, aos estados e aos municípios – e pagos pelos brasileiros. Alguns exemplos são o Imposto sobre Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre a Renda, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a CIDE (combustíveis) e o ICMS.  

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, fala sobre a velocidade com que os números do Impostômetro avançam. “Nossa economia”, afirma ele, “está sendo drenada a cada minuto. Estamos sempre com 2%, 3% a mais de crescimento dos impostos do que o próprio crescimento do País. E isso acontece de uma maneira muito rápida”. Ele ressalta que, neste ano, a arrecadação federal também bateu um recorde.   

Histórico 

Localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, o Impostômetro foi inaugurado em 2005 para conscientizar os cidadãos sobre a alta carga tributária e estimular que eles cobrem por serviços públicos de qualidade. Posteriormente, outras cidades também instalaram Impostômetros. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível pesquisar valores arrecadados em diferentes períodos e também por estado e município.

Impostos no Ano Novo

Os brasileiros que forem viajar neste Ano Novo pagarão altas cargas tributárias. No preço de um pacote de viagem, por exemplo, 29,56% são impostos. Tomar uma caipirinha durante o descanso significa pagar uma taxa de 76,66%. Nem na hora de tomar sol o consumidor escapa – a carga tributária do bronzeador é de 49,08% e a da cadeira de praia ultrapassa os 40%.

Quem optar por ficar em casa e caprichar na ceia também vai pagar muito imposto. Brindar com champanhe vai significar um gasto de 59,49% com tributos. A tradicional lentilha terá 26,20% de carga tributária. Comemorar com fogos de artifício também sairá caro, pois o produto tem 61,56% de impostos.

 

Veja tabela da carga tributária de produtos de férias e de Ano Novo (Fonte: IBPT)


Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa da ACSP

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

 

 

Sobre a ACSP:

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de História, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE