O presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, retomou as visitas às Associações Comerciais, após o período mais crítico da epidemia da Covid-19. Cotait esteve em ACs da Região Administrativa 10 (RA 10), no Vale do Paranapanema.
Acompanhado da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait; do vice-presidente da RA 10, Ernesto Bonilha; e do vice-presidente Executivo da Facesp, Ary Russo, Cotait conheceu e conversou com representantes das Associações Comerciais de Avaré, Cerqueira César, Manduri, Piraju, Taguaí, Taquarituba e Itaí.
As visitas têm como objetivo estreitar as relações e debater assuntos diretamente ligados ao fomento do empreendedorismo, além de outros temas comuns entre as entidades como os impactos do coronavírus, como está o processo de retomada das atividades econômicas e as projeções para 2020.
Desde que assumiu a presidência, Cotait, tem percorrido ACs de todo o Estado, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte. O presidente aproveita o tour para conhecer as sedes das ACs, conversar sobre os serviços oferecidos para a rede e como eles podem ser aperfeiçoados, e dialogar sobre o cenário econômico. A pandemia da Covid-19 havia interrompido temporariamente estas visitas.
“A presença da Facesp nas ACs é fundamental. É por meio desta troca de ideias que conhecemos os desafios a serem superados, trocamos experiências e falamos sobre as boas práticas que podem ser ampliadas ou servirem de modelo para a rede”, afirmou Cotait.
O presidente da Federação informou que a rede Facesp passa por um momento importante, com o incremento de novos serviços no portfólio, como o Profis Online, a plataforma de cursos de capacitação e profissionalizantes; a ACCREDITO SCD, que coloca as ACs no mercado financeiro e passa a oferecer linhas de crédito aos associados; o Cadastrado Positivo da Boa Vista SCPC; e a Faculdade do Comércio que, em breve, começará a implantar os polos de educação a distância.
“Além dos produtos recém-lançados, as ACs já contam com um amplo leque de opções, que podem ajudar na ampliação da receita e, consequentemente, em uma maior atuação em prol do associativismo. Há meios de impulsionar e pulverizar a receita da entidade, com produtos como o AC Celular, o Certificado Digital, o Instituto Talentos, o ACCredito cartões de benefícios, o Certificado de Origem, entre outros”, destacou Cotait.
“E, nas próximas semanas, também vamos retomar as atividades do Plano de Fortalecimento (PFor) da rede de Associações Comerciais”, adiantou o presidente. Elaborado pela Facesp, o PFor vai oferecer condições econômicas e estruturais para que as ACs menores possam crescer e se desenvolver.
Já a presidente do CMEC, Ana Claudia, conversou com as associadas para fomentar o Profis Online. Ela falou, ainda, sobre a importância da participação das mulheres na vida associativa e, na oportunidade, deixou, por incumbência das Associações, uma pesquisa do perfil das mulheres da cidade.
Ary Russo destacou que o crescimento das ACs é mais virtuoso quando ocorre em rede, com base no associativismo, por isso, a importância de a Federação estar próxima das entidades.
“Agradecemos a visita do presidente do Cotait e da Ana Claudia e ressalto que com o apoio da Facesp, as ACs da nossa região terão totais condições de ampliarem as atividades e defenderem cada vez mais o empreendedorismo”, afirmou Ernesto Bonilha.
As visitas respeitaram todos os protocolos sanitários.
VISITAS
Em Avaré, Cotait foi recebido pelo diretor Luiz Silva e pela Isabel, que representaram o presidente Cássio.
Em Cerqueira César, o presidente da Facesp conversou com o presidente da Associação Comercial da cidade, Paulo Stocco.
João Barbosa, presidente da AC de Manduri; Thiago, presidente da AC de Piraju; Gino Chamorro, presidente da AC de Taquarituba; Amarildo, presidente da AC de Taguai; e Manoel, presidente da AC de Itaí, também trocaram ideias e experiências com Cotait.