Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pequenas empresas têm dificuldade de acesso aos recursos do BNDES

Notícias 14 de junho de 2017

Exibindo José Latuf_20x30.jpg

José Eduardo Latuf Dau – Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Batatais

O Brasil, está mergulhado em uma profunda crise política, que causa graves efeitos colaterais na economia de todos os setores. Assim vamos assistindo a espetáculos de horrores que parecem não ter fim. Quando vemos uma notícia escandalosa, que nos atinge como um tsunami, devastando aquilo que acreditamos, nos deixando extasiados e perplexos, vem outra ainda pior e todo o processo se repete. Parece até que estão testando a nossa capacidade de digerir arames farpados com sal e vinagre, minando o que é mais sagrado e reconhecido no povo brasileiro, a chamada “esperança”.

Mas não estou aqui para tecer comentários fervorosos sobre governantes corruptos e notícias cabeludas de como as grandes empresas conseguem se sobressair comprando políticos a peso de ouro e diamante, mas de como as pequenas e médias empresas não conseguem um benefício sequer, nem são ouvidas pelos governos federal, estadual e até municipal. Recursos do BNDES, com as menores taxas do mercado não são para as empresas de porte pequeno, querem maquiar a realidade que é uma só – as oportunidades para as pequenas são escassas, garimpadas com muita dificuldade, burocratizadas ao extremo para que os empresários nem pensem em tentar ter acesso, ou que desistam no meio do caminho.

Grandes empresas possuem grande circulação de capital, possuem milhares de empregos em suas unidades, conseguem negociar benefícios (legais e ilegais) diretamente com os políticos, que até reviram as leis, as reescrevem de trás para a frente se for necessário, em troca de apoio ($$$) de campanha, tudo de forma antiética, contra a ordem e o progresso, contra a nossa Constituição. Os pequenos empresários que se danem, que suas empresas vão a pique, pois os seus poucos empregos não farão falta ao sistema, sua contribuição é ínfima perto do que as grandes empresas representam sozinhas.

Realmente as pequenas empresas não pagam propina para obter vantagens ilícitas, não possuem caixa para isso, estão preocupadas em pagar seus funcionários em dia, de arcar corretamente com os pesados tributos e sobreviver na jaula dos leões. Poucos sabem, ou não fazem questão de saber, que a maioria dos trabalhadores brasileiros são empregados em empresas de pequeno porte e essas mesmas empresas, juntas são responsáveis pela maior parte das arrecadações de tributos para os governos federal, estadual e municipal. Claro que todos têm a sua devida importância na cadeia produtiva, mas as pequenas empresas são desprezadas pelos governantes, que fazem vista grossa para as suas necessidades. Sem atenção, incentivo ou oportunidade, se tornam frágeis, suscetíveis à mortalidade e isso sim é uma das maiores causas do desemprego no Brasil. Esse jogo desigual só será mudado com trabalho honesto, com reconhecimento, estudo e sensibilidade de políticos que realmente se preocupam com o país e não com o próprio umbigo, o que nos dias atuais não conseguimos vislumbrar com quem temos no poder.

Finalizo aqui esperando dias melhores para todos, enquanto o que vemos na capital brasileira são uns piores do que os outros. Não estamos derrotados. O xeque-mate ainda não foi dado. Contem sempre comigo, um grande abraço a todos. Fiquem com Deus.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE