Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Perfume importado lidera ranking de carga tributária nos presentes para os pais

Notícias 13 de agosto de 2018

Neste ano, quem presentear o pai com um perfume importado de R$ 170 vai desembolsar cerca de R$ 134,30 só de impostos, segundo levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Com 78,99% de tributos, o perfume importado está no topo do levantamento, seguido por vinho importado (69,73%), perfume nacional (69,13%), vodca e uísque, ambos com 67,03%. “Nos produtos importados, além das taxas comuns (IPI, ICMS, PIS/COFINS) é acrescentado o imposto de importação. Além disso, a alta do dólar tem pressionado o preço desses produtos”, esclarece Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Roupas e sapatos, que costumam ser os preferidos no Dia dos Pais, têm mais de 30% do preço final comprometidos com tributos. “Mesmo assim, o segmento deve ter aumento de vendas, já que o consumidor tende a aproveitar as atuais liquidações da moda Outono-Inverno”, avalia Burti.

Do ramo de vestuário e calçados, as maiores cargas são do tênis importado (58,59%) e do tênis nacional (44%). Calça jeans e sapato têm taxas de 34,67% e 36,17%, respectivamente. Para os pais mais descolados, o boné tem carga de 35,06% e, a bermuda, 34,67% ? é a mesma carga de blazer, calça de tecido, camisa de time de futebol, camisa social, camiseta e casaco de couro. Para os pais mais formais, a gravata tem 35,48% e, o terno, 34,67%.

“Celulares e aparelhos eletrônicos podem ter boa saída. E, em função das sobras da Copa do Mundo, o consumidor pode aproveitar as promoções de TVs”, diz. Algumas tributações desses produtos são: iPad importado (59,32%), TV (44,94%), telefone celular (39,8%), iPad nacional (37,79%) e microcomputador (33,62%).

O levantamento, encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que os presentes com menores tributações são aqueles ligados a alimentação, entretenimento e cultura, como refeição em restaurante (32,31%), ingresso para jogo de futebol e cinema (20,85%) e livro (15,52%). As taxas são menores porque não há incidência de um imposto, o IPI.

Impostômetro em Jundiaí

Para conscientizar a população sobre esta alta carga tributária paga pela população aos cofres da União, dos estados e dos municípios brasileiros, a a Associação Comercial Empresarial de Jundiaí instalou, em julho, o painel do Impostômetro na fachada da entidade (rua Rangel Pestana, 533). Do dia 1º de janeiro até esta sexta-feira já foram arrecadados R$ 1,4 trilhão.

O presidente da ACE, Elton Monteiro, afirma que a conscientização é o primeiro passo para a população cobrar a boa aplicação do dinheiro arrecadado com os impostos. “Esperamos que o Impostômetro de Jundiaí ajude as pessoas a entenderem o quanto elas pagam de carga tributária e assim possam cobrar de nossos representantes a boa aplicação do dinheiro público em serviços de qualidade.”

A ACE Jundiaí segue exemplo da Associação Comercial de São Paulo, que implantou o Impostômetro em 2005.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE