Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Perspectiva da economia para 2021 é positiva em Sorocaba, segundo economista da ACSO

Notícias 04 de fevereiro de 2021

Para muitos, 2021 é o ano da esperança. E os índices econômicos prometem apontar sinais de recuperação.

 

Segundo o relatório Focus do Banco Central, a economia brasileira deve crescer este ano. O PIB (tudo o que é produzido durante um ano no país) promete aumentar em 3,9%, o que comparado a queda de 4,5% em 2020, é muito promissor, segundo a economista da Associação Comercial de Sorocaba, Carla Giuliani.

 

Este indicador destaca que a indústria e o setor de serviços devem crescer 4%. “Números significativos, principalmente para Sorocaba, que tem nestes setores a máquina impulsionadora da economia”, ressalta Carla.

 

O PIB per capita, dividido pelo número de habitantes e a média do que cada brasileiro deve receber, tem uma projeção positiva de 4,7%. O setor do comércio deve crescer em 5,8%, demonstrando a percepção do mercado na necessidade de consumo.

 

O investimento que deverá ser feito na economia tem uma projeção de aumento de 7,5%, o que demonstra o quanto as pessoas acreditam no patrimônio brasileiro. Já para o mercado externo, em relação a exportação, espera-se um crescimento de 6%.

 

O resultado primário do setor público, que é a diferença entre as receitas e os gastos governamentais, vai ser uma conta devedora de aproximadamente R$ 241 Bilhões, que na comparação com 2020, ano do início da Covid-19, foi de aproximadamente R$ 711 bilhões. “Apesar de negativo é indício de que a economia começa a reagir”, avalia a economista da ACSO.

 

A taxa média de desemprego, infelizmente, sairá de 13,9% em 2020 para 14,6% até o final deste ano. Entretanto, segundo Carla Giuliani, é necessário notar-se que muitas pessoas que perderam seus empregos estão empreendendo novos negócios, o que ajudará a economia no médio e longo prazo.

 

“Lembrando que estas são projeções do mercado e que muita coisa pode e deve acontecer. As pessoas estão necessitadas de contato físico, comprar de forma presencial e divertir-se fora de casa. Esta carência premente, fará com que a economia necessite de mais produção, o que obrigará as empresas e o comércio a contratar mais, fazendo com que haja um movimento ascendente na economia. É o que todos desejam para este ano de 2021”, finaliza a economista.


Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

 

LARISSA COSTA 
Comunicação | Assessoria de Imprensa 
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE