Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa aponta que brasileiros não controlam o próprio orçamento

Notícias 24 de novembro de 2021

Uma pesquisa apontou que 48% dos brasileiros não adotam nenhum método para controlar o próprio orçamento. Desses, 25% confiam apenas na memória para anotar as despesas, enquanto 20% não fazem nenhum registro de ganhos e gastos, outros 2% delegam a função para terceiros.

 

Segundo o levantamento, 39% anota os gastos pessoais enquanto ocorrem e 27% só contabilizam os números no final do mês. Apenas 33% dos entrevistados realizam um planejamento mensal, considerando a expectativa de receitas e despesas.

 

Gastos essenciais como contas da casa, despesas com mantimentos, aluguel e condomínio são monitorados por 92% dos entrevistados que têm algum planejamento, enquanto prestações de compras no cartão, cheque ou crediário que vencem no mês seguinte são anotadas por 79%. 76% conferem os rendimentos, como salários, aposentadorias e pensões.

 

Entre os que usam algum método de controle, 61% relatam dificuldades, principalmente devido a uma renda variável (21%), falta de disciplina (20%) e falta de tempo (7%). Apenas 38% afirmaram não ter dificuldades.

 

Segundo a pesquisa, 78% dos brasileiros conseguem terminar o mês com todas as contas pagas, mas para 33% não há sobras no orçamento. Já 22% disseram que deixam de pagar seus compromissos com frequência.

 

Orientação financeira

 

Administrar as finanças da família não é tarefa fácil. Pensando nisso, a Associação Comercial de Sorocaba disponibiliza em seu site cartilhas de educação financeira.

 

Dicas sobre organização do orçamento doméstico, poupança, controle dos gastos, planejamento, investimentos e o monitoramento das despesas, são temas que estão disponíveis no material.

 

Os arquivos são encontrados de forma gratuita para download no site www.acso.com.br

 

Renegociação de dívidas

 

A ACSO também oferece gratuitamente à população consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de o consumidor renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito.

 

A sede da Associação Comercial está localizada na Rua da Penha, 535, Centro. A unidade de atendimento no Shopping Cidade fica na Avenida Itavuvu, 3.373, Jardim Santa Cecília, no Piso L2. E a Subsede Distrital em Votorantim está na Galeria 677, na Avenida 31 de Março.

 

Para os empreendedores, a ACSO também oferece diversas consultas de análise de risco e crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.


Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

Parceiros

CACB SCPC Certisign CRDC ACCREDITO