Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa no comércio varejista paulistano estimula comerciantes para as vendas em novembro e dezembro

Notícias 13 de novembro de 2017

Pesquisa desenvolvida no comércio paulistano mostra que vendas de outubro surpreenderam e cresceram 6,6%, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que desenvolveu trabalho neste sentido e descobriu que além deste crescimento médio no mês passado, 10% foram com vendas a prazo e 3,2% nas comercializações à vista. “O comércio da capital paulista, diante da diversidade e do elevado volume, serve de parâmetro para todo o Brasil”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, ao analisar a recente pesquisa com o atual secretário da diretoria, Manuel Batista de Oliveira, que também considerou a movimentação do comércio varejista local como muito boa em outubro.

De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, os números surpreendem e devem-se, em grande parte, à base fraca do ano passado. Ainda na avaliação dele, o crescimento de outubro reforça a tendência observada no Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos de que as vendas deste fim de ano terão significativa melhora. “A surpresa do crescimento nos bens duráveis em outubro pode indicar que o Natal, de fato, não será apenas das lembrancinhas, como em 2016 e 2015”, falou o dirigente que também está como presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Vamos ter vendas consideráveis de itens de maior valor. Só não dá para dizer ainda se em novembro, na Black Friday, ou em dezembro”, comenta o dirigente paulistano, Alencar Burti.

A alta maior nas vendas a prazo observada em outubro pode ser explicada como resultado da queda dos juros (influenciada pela desinflação), pelo alongamento dos prazos e pela retomada do emprego e da massa salarial. “Já as vendas à vista explicam-se pelo Dia das Crianças, que é muito concentrado em itens de menor valor, e vale destacar que esse crescimento de 3,2% segue o comportamento da massa salarial”, avaliou o dirigente da ACSP e da Facesp. “Mas o ambiente econômico está mais tranquilo, não assustando o consumidor”, acrescentou Manoel Batista de Oliveira que sentiu na Zona Sul da cidade de Marília, onde é comerciante, um bom movimento no comércio no mês de outubro. “Apesar da desconfiança, o consumidor está se animando”, disse.

Na pesquisa realizada pela associação comercial paulistana, na comparação com setembro, o varejo na capital paulista registrou alta média de 12,2% no movimento de vendas (11,8% a prazo e 12,5% à vista). Embora expressivos, os números estão dentro do observado nos últimos três anos e podem ser justificados, basicamente, pelo fato de setembro não ter nenhuma data comercial, ao contrário de outubro. “Quando se tem um apelo comercial interessante, as vendas sempre melhoram”, ressaltou Libânio Victor Nunes de Oliveira que é favorável as campanhas promocionais por causa do estimulo que oferece aos consumidores. “O consumidor tem que estar animado para ir as compras”, definiu o dirigente mariliense ao dizer que o “Balanço de Vendas” é um trabalho elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços. “A pesquisa nos mostra a realidade e projeta a tendência que teremos pela frente”, comentou Manoel Batista de Oliveira.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE