Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Piracicaba começa 2018 com inadimplência 0,7% menor

Notícias 15 de março de 2018

 Dados são divulgados pela Boa Vista SCPC, em parceria com a Acipi 

Segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o Indicador de Registros de Inadimplentes caiu 0,7%, em Piracicaba, na comparação mensal entre janeiro/2018 e dezembro/2017, indicando um cenário praticamente estável frente ao mês passado. Já na variação interanual (mesmo mês do ano anterior), a inadimplência avançou 1,4%. Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). 

O presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, explica a queda na comparação mensal e o fim da obrigatoriedade do AR (Aviso de Recebimento) como um dos motivos para a elevação na análise anual. “A queda dos números mensais, mesmo que tímida, indica a retomada do desenvolvimento, ainda que sutil. Por outro lado, o aumento de inclusões no banco de dados do SCPC pode ser explicado pelo fim da obrigatoriedade do AR para a negativação. Agora, a inclusão pode ser realizada com o envio de carta simples, o que torna o processo mais rápido e menos burocrático”, aponta Checoli. 

O presidente completa: “A revogação da conhecida Lei da AR está sendo favorável não apenas para os empresários, mas também para os consumidores. Com a carta simples, eles serão avisados com muito mais rapidez, menos burocracia, e poderão reestabelecer sua situação creditícia para, assim, conquistar o equilíbrio financeiro e poder contar, novamente, com parcelamentos no mercado.” 

Exemplo deste cenário mais favorável é o movimento para consultas realizadas por consumidores no balcão do SCPC na Acipi, que cresceu 22,5% em janeiro/2018 comparado a dezembro/2017, passando de 2473 para 3029 verificações. Desde julho de 2015, os atendimentos a consumidores não chegavam a três mil. Também na comparação com janeiro do ao passado, quando o total foi de 2680 consultas, os números cresceram 13%. Esses dados demonstram que o consumidor está mais atento e preocupado com a sua situação creditícia. 

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – O cenário continua positivo no que diz respeito à recuperação de crédito. O indicador subiu consideráveis 4,9% na comparação mensal, entre janeiro/2018 e dezembro/2017. Por outro lado, comparando os meses de janeiro de 2018 e 2017, houve leve queda de 0,2% 

ATENDIMENTO SCPC – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio, na sede da ACIPI, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro. Quem preferir, pode ir até o escritório regional da entidade em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, nº 538, sala 3. Lá, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. . A verificação é feita apenas pessoalmente e com apresentação de documento e identidade e CPF originais 

MAIS INFORMAÇÕES: 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE