Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

‘Piracicaba é um exemplo de empreendedorismo’, diz Nêumanne

Notícias 24 de agosto de 2017

Palestrante vê com pessimismo política do País e defende mobilização da sociedade civil

“Piracicaba é um exemplo de empreendedorismo”. Foi o que disse o jornalista, José Nêumanne Pinto, que ministrou palestra, ontem (22), por ocasião da segunda noite do Congresso Empresarial Acipi, no Teatro Unimep.

“Esta Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) é um exemplo nacional de um trabalho digno, decente e forte. E esse trabalho tem que ter efeitos políticos”, elogiou o jornalista, que disse acreditar na mobilização da sociedade como a chave para as mudanças no País. “Os mandatários do Brasil vivem do sangue de vocês. E vocês não podem aceitar isso. Vocês têm que se mobilizar politicamente”, disse.

Com vasta experiência na cobertura de assuntos políticos, Nêumanne foi categórico ao falar com o público do Congresso: “os três poderes da República estão dominados por verdadeiras quadrilhas. Tinha algumas ilusões com relação ao Supremo, mas, hoje, eu acho que não se salva ninguém”.

“Eu não lembro de ter visto na minha vida, [o STF] soltar nenhuma pessoa do povo. Até porque as pessoas do povo não chegam ao Supremo. Então, a mulher que roubou um presunto no supermercado não soltou, mas agora o sócio do cunhado, que é conhecido como ‘rei do ônibus’, soltou”, disse Nêumanne, em referência ao ministro Gilmar Mendes, que concedeu habeas corpus a Jacob Barata Filho, empresário apontado como participante do esquema criminoso envolvendo o transporte público do Rio de Janeiro.

Para ele, o foro privilegiado é o grande problema. “Temos visto uma disputa saudável na primeira instância da Justiça entre juízes justiceiros. É o caso do Sérgio Moro, em Curitiba. Eu sou de um tempo em que iam para a cadeia: negros, pobres e prostitutas. Hoje, está lá na cadeia, em Curitiba, o maior empreiteiro do Brasil, que é o Marcelo Odebrecht”, comentou.

“Mas, de qualquer maneira, as decisões de primeira instância são submetidas a instâncias superiores. E a instância superior de todas elas é a que eu chamo de Suprema Tolerância Federal (STF)”, ironizou o jornalista.

Isso acontece, segundo Nêummane, por conta de uma legislação leniente. “Só acontece aqui. Sabem quantos políticos americanos, incluindo o presidente da República, têm foro privilegiado? É exatamente igual ao número de brasileiros com foro privilegiado que estão presos: nenhum”, comparou.

Para combater essa impunidade, o jornalista, que cobriu o culto ecumênico realizado na praça da Sé, em 1975, reforça a defesa da mobilização da sociedade civil. “Vocês têm a missão de trabalhar de baixo para cima, de produzir, de empregar, de pagar salário, etc. O culto ecumênico na praça da Sé foi o que começou a corroer os pés de barro da ditadura militar. Quando a sociedade viu que a ditadura militar era contra a sue própria liberdade, ela se levantou. E é o que eu conclamo vocês a fazerem para colocar Piracicaba na História do Brasil, na História do bem. É preciso que nós todos, cidadãos, nos unamos”.

PROGRAMAÇÃO

O Congresso Empresarial termina hoje (23), com a palestra do também jornalista, Carlos Alberto Sardenberg, que falará sobre: “Instabilidade 2017/Eleições 2018”. Sardenberg é âncora do programa CBN Brasil e comentarista econômico do Jornal da Globo, da CBN e do Jornal das Dez, da Globonews. Ele também é colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, e já publicou diversos livros.

FICHA TÉCNICA

11º Congresso Empresarial da Acipi
Datas: 21, 22, 23 de agosto
Horário: 19h30
Local: Teatro Unimep
Realização: Acipi
Patrocínio: Drogal, Sicoob Cocre, Unimed e Uniodonto
Apoio: EPTV, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Monte Alegre Agência de Turismo e Universidade Metodista de Piracicaba

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE