FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Plano Mococa 2050 apresenta um cenário de oportunidades em palestra do Eixo Temático “Economia Criativa”

Notícias 15 de março de 2019

 

No ano passado a Associação Comercial e Industrial de Mococa deu início a um projeto que busca conhecer as necessidades da população, o potencial econômico da cidade e os caminhos necessários para o desenvolvimento socioeconômico do município: o plano Mococa 2050.

Dentro desta proposta foram realizadas diferentes atividades, entre elas os Eixos Temáticos, encontros que reuniram profissionais especialistas em diferentes setores que abordaram temas voltados a Formação Empreendedora, Agricultura, Turismo e na noite desta segunda feira, dia 11, o Teatro Municipal de Mococa mais uma vez foi palco para um cenário de oportunidades.

A palestra “Economia Criativa e os Novos Espaços Produtivos” foi ministrada por Dr Auro Aparecido Mendes, graduado como Mestre e Doutor em Geografia pela UNESP e em universidades internacionais.

O evento reuniu estudantes e profissionais de diferentes setores como Cultura, Comércio, Arquitetura e Urbanismo, Agricultura, Turismo e Educação.
“ Esta palestra vem de encontro com nossos projetos que buscam levar para os alunos e pais além do controle financeiro, alternativas para que possam encontrar mais qualidade de vida” , comentou Ieda Marilia de Pádua, Coordenadora de projetos do Lar Maria Imaculada.

Segundo ela, este encontro possibilitará novas ideias para a rotina de crianças e adolescentes que hoje participam das diferentes atividades do Lar.
Durante o encontro, Dr. Auro Mendes que já desenvolveu pesquisas dentro do setor em diferentes países, apresentou as diferentes estratégias da produção criativa, o mercado para o setor e as possibilidades de empreendimentos em espaços seletivos como condomínios e distritos empresariais.

“ A Economia Criativa possui hoje um mercado amplo e existem muitas estratégias que podem ser desenvolvidas em diferentes ambientes. É possível empreender com esta produção na valorização da cultura local, gerando oportunidades de emprego e renda ”, ressalta Dr. Auro Mendes.
Quem participou da palestra também teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o cenário brasileiro para a Economia Criativa e como ela pode ser aplicada em cidades como Mococa.

“ O Plano Mococa 2050 é um planejamento estratégico que tem como pilar principal gerar emprego e renda. Quanto mais empregos nós conseguirmos gerar, significa que nós temos empresas cada vez mais fortes e com isso uma população ativa fazendo a máquina da economia girar” explica Mauricio Masili, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mococa.

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign