Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Segurança no Comércio: PM mostra dicas de cuidados para o Natal

Notícias 29 de novembro de 2013

A policial militar, Tenente Ana Claudia Mathias, a pedido do presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), chama a atenção de comerciantes em geral com dicas de segurança para o final do ano, quando o comércio de uma maneira geral recebe um grande fluxo de pessoas tanto nas lojas, como nas ruas. “A quantidade de consumidores triplica”, ressaltou o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao considerar importantes as dicas apresentadas pela policial. “Todo cuidado é pouco, mas o importante é termos atenção redobrada para tudo”, falou o dirigente que considera fundamental que o lojista e o vendedor da loja tenham cuidados especiais nesta época do ano. “Os bandidos escolhem pessoas distraídas”, comentou o dirigente.

De acordo com a Tenente Ana Claudia Mathias em hipótese alguma se reage ou tente uma fuga no momento de um assalto. “Não se deve fazer movimentos bruscos”, avisou. “Se for fazer algum gesto, avise antes”, ensinou a especialista. Outra sugestão por parte da policial militar é a possibilidade de se tentar memorizar a fisionomia do bandido para um possível retrato falado. “Mas nunca encare o agressor. Seja discreto”, explicou ao dizer que a vítima deve sempre procurar não demonstrar insegurança ou confiança excessiva. “É preciso sempre manter a calma, pois, o bandido está sempre mais nervoso que a vítima e, em geral, não tem a intenção de matar”, falou a policial ao ser incisiva: “Logo após o roubo, ligue para a Polícia, relatando detalhes do ocorrido”, acrescentou.

Outro lembrete muito importante é o fato de que a população em geral ao presenciar um assalto, deve ficar a distância. “Após a saída do agressor, ajude a vítima rapidamente”, sugere Ana Claudia Mathias ao lembrar da existência de seis números telefônicos rápidos em que o pessoal que atender estará preparado para acudir como: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Bombeiros (193), Ambulância/Samu (192), Disque Denúncia (181) e Atendimento a Mulher (180). “Existem os números do Conselho Tutelar (34133877), ou da Delegacia de Defesa da Mulher (34331133) e até o Disque Idoso (34138639) que são importantes”, acrescentou a policial militar que constantemente fala aos comerciantes da cidade sobre as violências no trânsito e no comércio em geral.

Para o consumidor que vai as compras, a Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo destacou três pontos que considera importante. “Não vá as compras com joias ou objetos que chamem a atenção”, falou. “Leve sacolas e bolsas junto ao corpo e não carregue muitos pacotes para não ocupar as duas mãos”, sugeriu. “Nunca carregue dinheiro e nem mostre o que tem na carteira em público”, frisou. “Procure pagar as contas com cheque ou cartão”, exemplificou em razão do interesse maior do bandido no dinheiro. “O lojista interessado em ter acesso a mais dicas de segurança, pode acessar o site: http://www.mariliasegura.com.br/ que encontrará um vasto material neste sentido”, sugeriu Libânio Victor Nunes de Oliveira.

 

Contato com a Imprensa

Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação

Tel: (14) 3454.5072

E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE