Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Polo Cervejeiro da Acirp Ribeirão Preto, um dos núcleos do Empreender, recebe verba de Programa de Fomento

Notícias 14 de outubro de 2021

Fonte: Revista da Cerveja

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto foi selecionado para receber investimentos da ordem de R$ 490 mil do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado de São Paulo.

O grupo de entidades que fazem parte do APL apresentou, por meio do Polo Cervejeiro, um dos núcleos do programa Empreender da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), um projeto para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Sertãozinho. 

A verba será utilizada para aquisição de equipamentos para análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto.

“Os alunos do curso técnico terão acesso a essa infraestrutura supermoderna e também poderemos ofertar cursos de curta duração e de extensão específicos, desenvolver pesquisa e inovação e prestar serviços de análise para as cervejarias”, explica o coordenador do projeto, Jean Rodrigues.

Além do Polo Cervejeiro da ACIRP e do Instituto Federal de São Paulo, fazem parte da goverança do Arranjo Produtivo Local o Supera Parque e o Sebrae. O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores.

“O alto custo dos equipamentos acaba sendo proibitivo para uma pequena ou mesmo média cervejaria adquiri-lo e mantê-lo. Ao mesmo tempo, uma indústria sozinha acaba não tendo demanda que justifique o investimento. Daí a vantagem do associativismo: juntas, as empresas, ainda que de um mesmo setor e concorrentes ente si, conseguem se beneficiar mutuamente”, explica o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.

Para Rodrigo Natal Duarte, um dos representantes do Polo Cervejeiro, o aporte do Programa de Fomento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico vem para coroar o trabalho do Polo, que começou em 2012 e seguiu consistente ao longo destes anos muito em função do apoio da ACIRP, tendo sido reconhecido como APL pelo governo do estado em 2018.

“Este investimento é um passo importante e consolida o Instituto de Sertãozinho como referência em pesquisa e formação de mão de obra para micros, pequenas e médias cervejarias no Brasil”, avalia.

Segundo Dalton Marques, Gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Supera Parque, a entidade cumpre seu compromisso com o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto e região, apoiando Arranjos Produtivos Locais. “Temos tradição na produção de cervejas artesanais e, com essa infraestrutura laboratorial, a indústria cervejeira pode se fortalecer ainda mais, contribuindo pra toda economia local”, comenta Marques.

Novos investimentos

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impactam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas.

Entre as verificações físico-químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto.

A cervejaria piloto do Instituto receberá sensores, investimentos em sistema de automação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia.

Sobre o Polo Cervejeiro

O Polo Cervejeiro é um dos núcleo setoriais do Programa Empreender da ACIRP. Fundado no dia 11 de novembro de 2015, congrega sete cervejarias artesanais de Ribeirão Preto e região. Tem como principal objetivo promover ao público de sua área de atuação o aprimoramento da cultura da cerveja, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, a história da cerveja, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização.

Sobre o Empreender

 

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Cimerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, que em São Paulo é coordenado pela Facesp, e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

Fonte:

https://revistadacerveja.com.br/apl-de-cervejas-artesanais-e-selecionado-em-programa-de-fomento/

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE