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Por que devo ser membro de uma Associação Comercial, aliás, o que é isso?

Notícias 30 de janeiro de 2019

Continue a leitura que você descobrirá o que é, para que serve e porque você, empresário, só ganharia em ser membro desta comunidade empresarial.

Com certeza você já ouviu aquele ditado popular “A união faz a força”, não é? Então, ele é o princípio para unir pessoas em prol de um objetivo, seja ele social, ambiental ou econômico.

Este é o princípio que levou à proliferação de associações comerciais no estado de São Paulo, isso aconteceu no século XX, com mais força entre as décadas de 20 e 60. Como neste estado, a cultura do associativismo se espalhou pelo país e atualmente há associações de muitos tipos em todo o território nacional, pois as pessoas perceberam como é mais fácil reivindicar algo quando se está em grande número. De acordo com a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), só no estado há mais de 420 associações comerciais.

A multiplicação de tais entidades levou à criação da FACESP que dividiu o estado em regiões que receberam seus vice-presidentes. A ACIMG por exemplo, pertence à RA16 (Região Administrativa).

Não pense que esta força demorou muito tempo para se despertar em Mogi Guaçu, isso aconteceu em 1958, quando industriais e comerciantes da cidade fundaram a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) e desde então o número de membros só vem crescendo.

Porém, você pode se perguntar: “Qual benefício eu teria em participar de uma Associação Comercial”? Ou “Mas eu já tenho minha clientela, porque preciso me afiliar a uma entidade deste tipo?”

A resposta é simples, mas extensa: Porque você teria mais força para reivindicar melhorias no comércio local, no seu distrito industrial, porque você pode consumir produtos e serviços com descontos, porque você pode se profissionalizar por meio de palestras e cursos voltados para seu segmento. Porque você pode oferecer para seus clientes vantagens como a campanha promocional, em que são distribuídos muitos prêmios que movimentam o comércio.

É por todos estes motivos que a Associação possui hoje cerca de 1700 associados de diversos segmentos, devido à variedade de empreendimentos que há na Cidade. Se os segmentos industrial, comercial, prestação de serviços (profissionais e autônomos) e agronegócio encontram vantagens em ser um associado, porque você não encontraria?

Fale com a Associação e descubra como você pode se beneficiar por usar o mar de serviços e produtos que ela oferece.

Um pouco de história

A vinda da família real portuguesa para o Brasil fez o país começar a se abrir para o comércio exterior, isto aconteceu com o momento histórico chamado ‘abertura dos portos’, feita por D. João VI, em 1808. Neste contexto, em 15 de julho de 1811, nasce a Associação Comercial Brasileira, em Salvador, na Bahia, e foi inaugurada em 1817, na Praça do Comércio, local do crescente e promissor comércio naquela região.

Na segunda década do século XIX, as plantações de café fizeram o estado de São Paulo ganhar importância e projeção nacional. Mas a infraestrutura do país era muito deficitária e dificultava o transporte do grão. Neste contexto, nasce em 22 de dezembro de 1870, a primeira Associação Comercial paulista, a de Santos. Esta iniciativa fez a cidade receber melhorias na infraestrutura, especialmente na região portuária.

Dados históricos retirados do livro: Facesp 50 anos, celebrar a história, construir o futuro.

 Viviane Lucio - ACIMG <viviane.lucio@acimg.com.br>

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